Atualizado em 14/01/2025 – 18:04
A previsão de chuva continua por todo Espirito Santo durante toda semana. Nesta terça-feira (14) o tempo segue instável nas regiões Sul, Serrana e Noroeste. Já na Grande Vitória, pode ocorrer chuva fraca durante o dia, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
De acordo o Incaper, a instabilidade é influenciada pelos sistemas atmosféricos como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um fenômeno meteorológico que se caracteriza por uma faixa de nuvens e chuvas intensas.
Na quarta-feira (15), esse fenômeno se desloca para o Norte do Espírito Santo, mantendo o tempo instável. O sol aparece entre muitas nuvens e chuvas devem ocorrer em diferentes momentos nas regiões Norte, Nordeste e Noroeste. Já na quinta-feira (16), a previsão é de chuva esparsa para todas as regiões do estado. Ainda assim, o calor deve continuar chegando a 35°C no Sul do Estado. Já na Grande Vitória, a temperatura mínima será de 21 °C e máxima de 33 °C.
Na sexta-feira (17), o sol predomina em grande parte do Espírito Santo, mas as regiões Sul e Serrana devem registrar chuvas a partir da tarde. As temperaturas tendem a subir em todas as regiões, indicando um possível início de final de semana mais quente.
Pessoas afetadas pelas chuvas
Segundo o último boletim da Defesa Civil, o número de pessoas fora de casa está em 772. Com a estiada das chuvas nos últimos dias, algumas famílias conseguiram retornar para os imóveis, já que esse número chegou a passar de 1.000.
Cachoeiro de Itapemirim é o município mais afetado nesse sentido: são 255 desalojados (estão nas casas de parentes ou amigos). Em Governador Lindenberg e Irupi já são 22 desabrigados (que precisaram ser acolhidas em algum abrigo no município).
Barra de São Francisco, Venda Nova do Imigrante, Mimoso do Sul, João Neiva, Aracruz, São Domingos do Norte, Iúna, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Muniz Freire e Santa Teresa também estão com casos de moradores que precisaram deixar as residências em consequência das chuvas.
Também foi registrado, nesta terça-feira (14) pela Defesa Civil, a primeira morte em decorrência as fortes chuvas no município de Santa Leopoldina, na região Serrana do Espírito Santo.

Como ajudar
Em solidariedade às vítimas, a campanha “ES Unido” está arrecadando alimentos, produtos de higiene e limpeza a fim a de auxiliar essas famílias. A iniciativa é da Prefeitura de Vitória. As doações podem ser entregues na Arena da Vida, localizada na Praia de Camburi, às sextas-feiras e sábados, das 18h às 23h, e aos domingos, das 8h às 21h.
Para ajudar, você pode doar itens essenciais como alimentos não perecíveis, água mineral, roupas e ração para cães e gatos, além de produtos de higiene como creme dental, absorventes, papel higiênico, e produto dos de limpeza, como cloro, detergente, sabão em pó, entre outros.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.