Atualizado em 01/08/2025 – 15:29
Em uma época marcada por rotinas exaustivas e cada vez mais pessoas impactadas por estresse, ansiedade e sobrecarga emocional, cuidar do bem estar mental se torna cada vez mais essencial. Entre as aliadas mais eficazes – e, muitas vezes, subestimadas – neste cuidado, está a prática regular de atividade física. A psicóloga especialista em neuropsicologia e em terapia cognitivo comportamental, Ana Paula Cunha, conversou com o VIXFeed sobre os impactos do exercício físico na saúde emocional.
De acordo com a psicóloga, os benefícios são inúmeros: ao praticar esportes, crianças aprendem a cair, levantar e rir das próprias quedas; na terceira idade, a coletividade em atividades em grupo pode ser fundamental para vencer o isolamento social que muitas vezes é comum nessa fase da vida. Exercícios ao ar livre, no sol, também aumentam a produção da vitamina D, fundamental para garantir o bem-estar mental.
Incluir a prática de exercícios físicos na rotina é ainda mais fundamental em casos de pessoas diagnosticadas com transtornos como ansiedade e depressão.
“A ansiedade está associada ao estresse, e a depressão é um transtorno relacionado ao humor. Porque estamos falando nisso pensando em esporte? Porque o sono regula o estado de humor, enquanto o esporte regula o sono. Na atividade física diminuímos o cortisol, que é liberado diante do estresse. Então sim, a atividade física é um santo remédio”, explica Ana Paula.
Uma pessoa diagnosticada com depressão tem tendência a se isolar, em casa, dentro do próprio quarto. A psicóloga explica que a atividade física provoca o oposto: sair da cama, sair de casa e desse espaço de isolamento.
“É para ser contra intuitivo, que é fazer o que não tenho vontade de fazer. Existe uma técnica chamada ativação comportamental para o tratamento da ansiedade e da depressão, ou seja, de fora para dentro, através da atividade física que me exige movimentar, concentrar, eu saio do pensamento intrusivo e vou para o presente”, afirma a Ana Paula.
Já a ansiedade impacta o sistema nervoso autônomo que regula atividades como temperatura, respiração. Por isso, de acordo com Ana Paula Cunha, exercícios que atuam na respiração de forma intencional, como a yoga e o pilates, ou até atividades que atuem para mudar a temperatura do corpo, como exercícios aeróbicos, são fortes aliados.
Rotina de exercícios
Segundo as diretrizes divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2020, é recomendado que adultos façam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica, moderada a vigorosa, por semana. Entre as crianças e adolescentes, a média recomendada é de 60 minutos por dia. Apesar disso, as estatísticas da OMS mostram que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente.
Em meio à correria de uma rotina agitada, muitas pessoas colocam a prática de exercício em segundo plano, seja por falta de tempo, recursos ou motivação. Entretanto, a psicóloga explica que qualquer forma já é válida para uma melhora na qualidade de vida e bem-estar.
“A atividade física, muitas vezes, é associada aos exercícios tradicionais, como os realizados em uma academia. Porém, tudo o que fazemos ao nos movimentar contribui para a atividade física: dançar ouvindo sua música favorita, uma caminhada, descer as escadas do prédio em que trabalha, trocar o carro por uma caminhada ao ir à um supermercado próximo, por exemplo”, ressalta Ana Paula.
A psicóloga ainda aconselha a não esperar pela motivação e sim construir uma prática saudável através da disciplina: “Não espere a vontade vir! Quem está em quadro ou em episódios depressivos não sente vontade. Então a solução é ir, com regularidade, é ser contra intuitivo, fazer o que precisa ser feito, pois a falta de vontade também é sintoma. Ser firme com o que vai me tirar do lugar do adoecimento.”
Palestra
Na temática da saúde mental, a renomada Monja Coen desembarca em Vitória no dia 24 de setembro para uma palestra especial no Vitória Grand Hall. Com o tema “Entre o caos e a calma: Como cultivar o equilíbrio”, o evento promete uma noite de reflexões profundas, bom humor e sabedoria prática para quem vive no ritmo acelerado da vida moderna.
A palestra vai abordar como encontrar serenidade mesmo quando tudo parece girar fora de controle. Com histórias do cotidiano, ensinamentos do Zen Budismo e uma linguagem acessível, Monja Coen propõe uma pausa na correria para reconectar corpo, mente e presença.
Serviço:
Data: 24 de setembro de 2025.
Horário: 20h às 22h.
Local: Vitória Grand Hall – Rua Doutor João Carlos de Souza, 55, Santa Luíza.
Ingressos à venda no Sympla (meia, inteira e ingresso solidário).

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.