Atualizado em 29/07/2025 – 15:28
Em um ano de atuação, o Projeto Recupera conseguiu reaver 721 celulares roubados ou furtados no Espírito Santo, sendo que 502 desses aparelhos já foram devolvidos às vítimas. A iniciativa é resultado de uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).
Criado em 23 de julho de 2024, o projeto tem como objetivo localizar, recuperar e restituir aparelhos subtraídos. Desde então, foram lavrados 796 procedimentos policiais e expedidas 2.727 intimações de recuperação e 1.172 de restituição.
Segundo a Divisão de Inteligência da PCES, a ação tem contribuído para a queda dos crimes patrimoniais. Entre janeiro e junho de 2025, o Estado registrou 4.518 roubos de celulares, número 28,26% menor que o do mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 6.296 casos.
Atualmente na 17ª fase, o projeto conta com uma sala exclusiva de atendimento na Delegacia Regional de Vitória, inaugurada em outubro de 2024. O espaço fica na Rua Maria de Lurdes Garcia, nº 428, na Ilha de Santa Maria, antiga sede da Guarda Civil Municipal de Vitória. O local centraliza o atendimento às pessoas intimadas para agilizar o processo de devolução dos aparelhos.
Operação permanente e tecnologia de rastreamento
O Projeto Recupera funciona de maneira contínua e utiliza tecnologias avançadas de rastreamento, com apoio de operadoras de telefonia e integração com outras forças de segurança pública.
Pessoas que estiverem de posse de aparelhos identificados como furtados ou roubados recebem intimações via mensagens de WhatsApp, enviadas exclusivamente pelos números oficiais: (27) 99849-4714 e (27) 99849-4228. As mensagens informam data, horário e local para comparecimento e devolução voluntária do celular.
Devolução dos aparelhos recuperados
Os aparelhos localizados são restituídos às vítimas devidamente identificadas. A convocação para a retirada dos itens ocorre por meio dos canais oficiais da operação. As entregas são realizadas em mutirões organizados e previamente agendados na sede da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM).
Nos casos em que a vítima não é encontrada no momento da recuperação do aparelho, o item é encaminhado ao Distrito Policial responsável. A devolução ocorre posteriormente, mediante comprovação de propriedade.
Orientações para quem recebe intimação
O cidadão que receber intimação para devolução de celular furtado ou roubado deve comparecer à unidade policial indicada, levando um documento de identificação com foto. A mensagem oficial incluirá o nome do intimado, endereço e telefone da unidade, além da data e horário de comparecimento.
Caso não haja resposta à intimação, a Polícia Civil poderá acionar o cidadão diretamente e iniciar procedimentos legais. No momento da entrega, o indivíduo receberá um documento que comprova a devolução do bem.
Em caso de dúvidas, os cidadãos podem buscar atendimento presencial na Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O endereço é Avenida Nossa Senhora da Penha, nº 2.290, bairro Santa Luíza, Vitória/ES – CEP 29045-402. Também é possível entrar em contato pelo telefone (27) 3198-5869 ou pelo e-mail [email protected]. Outras informações estão disponíveis no site oficial da PCES: www.pces.es.gov.br.
Atenção: A Polícia Civil do Espírito Santo alerta que não solicita a entrega de celulares em locais fora de suas delegacias ou distritos policiais. Também não utiliza motoboys, motoristas de aplicativo ou outros intermediários para recolher os aparelhos.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.