Atualizado em 24/09/2025 – 07:10
O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou a contratação de até 4,8 mil câmeras corporais que serão utilizadas pelas forças de segurança do Espírito Santo a partir deste ano. O contrato prevê o fornecimento por parte da empresa das bodycams, além de toda a estrutura para armazenamento e custódia das imagens.
O edital será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (24), com o certame de licitação previsto para o mês de outubro. O objetivo é que até o final de 2025 a empresa já esteja contratada e fornecendo as bodycams a todas as forças de segurança. Os equipamentos foram previamente testados pela 12ª Companhia Independente da Polícia Militar, na região de Camburi, em Vitória, e pelo Batalhão de Trânsito da PM.
Está prevista ainda a integração das câmeras com as demais tecnologias já disponíveis no parque tecnológico da Segurança Pública, como reconhecimento facial, geolocalização, leitura de placas, entre outros.
“Estamos dando mais um passo na incorporação da tecnologia na área da segurança pública. Vamos lançar o edital das câmeras corporais das forças de segurança. Já realizamos os testes e agora damos esse passo para a aquisição de um volume maior de câmeras. O trabalho da Polícia exige proteção ao policial e a câmera protege essa ação policial. Outro objetivo é dar transparência para a sociedade da atuação das nossas Polícias e também do Corpo de Bombeiros”, afirmou o governador.
O contrato terá validade de 39 meses, prorrogáveis por até 10 anos, e prevê o fornecimento mínimo de 1.000 câmeras e máximo de 4.800, com investimento de R$ 750,00 por equipamento. O objetivo é que as Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros, possam usufruir dos benefícios do uso da tecnologia.
A solução será plenamente integrada ao Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), garantindo interoperabilidade e a gestão unificada das informações, preservando a autonomia operacional de cada força de segurança.
Além disso, será implantada uma Central de Monitoramento Integrada, que será responsável pela gestão, análise e compartilhamento das evidências digitais com órgãos externos, como o Ministério Público e o Poder Judiciário, assegurando, em todas as etapas, a preservação da cadeia de custódia das informações coletadas.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que essa é mais uma aquisição que agrega tecnologia ao trabalho das forças de segurança, além de ser o cumprimento de promessa do Governo do Estado à população.
“Um equipamento robusto, que vai nos ajudar com a produção de provas, além de aumentar a capacidade em operações, com acompanhamento em tempo real das ações, e que ainda suporta tecnologias importantes, como o reconhecimento facial”, completou Damasceno.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.