Atualizado em 18/11/2025 – 09:01
Nesta terça-feira (18), o Museu Vale lança o catálogo da exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil”, realizada em parceria com o Museu da Língua Portuguesa. O evento acontece no Palácio Anchieta, local que recebe a exposição atualmente, às 19h, com entrada gratuita, e reunirá o curador Tiganá Santana e os artistas capixabas Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz, cujas obras integram a itinerância da mostra no Espírito Santo.
Durante a atividade, o público poderá retirar gratuitamente exemplares do novo catálogo. Segundo a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso, a publicação amplia o diálogo iniciado na exposição, convidando o público a revisitar as obras quando quiserem.
“O catálogo é uma extensão viva da exposição. Ele registra as reflexões, os diálogos e as imagens que compõem Línguas africanas que fazem o Brasil, permitindo que o público leve consigo parte dessa experiência e continue o contato com as ideias apresentadas na mostra”, afirma Claudia.
Concebida originalmente pelo Museu da Língua Portuguesa, a mostra investiga as influências das presenças africanas no português brasileiro, marcado por vocabulários, sonoridades e modos de dizer que dialogam com línguas da África Subsaariana, como iorubá, eve-fon e os idiomas do grupo banto. Esse legado é fruto da presença de cerca de 4,8 milhões de pessoas africanas trazidas ao Brasil entre os séculos XVI e XIX.
Além da língua, o percurso expositivo destaca também manifestações culturais derivadas dessas matrizes, como música, festas populares, arquitetura e rituais religiosos. A mostra reúne instalações sonoras, produções audiovisuais, símbolos Adinkra — sistema de escrita do povo Ashanti — e elementos materiais como búzios, criando uma experiência imersiva que conecta passado e presente, oralidade e escrita, celebrando as heranças afrodiaspóricas em constante transformação.
A mostra está em cartaz no Palácio Anchieta até o próximo dia 14 de dezembro. Com classificação livre, a exposição conta com audiodescrição, Libras e recursos de acessibilidade motora. O público pode visitá-la de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos fins de semana e feriados, das 9h às 16h. Escolas podem agendar visitas educativas pelos telefones (27) 3636-1031 / 3636-1032 ou pelo e-mail educativo.mv@institutoculturalvale.org.
“Línguas africanas que fazem o Brasil” é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, com concepção do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; patrocínio da Vale; apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.
Serviço
Lançamento Catálogo exposição Línguas africanas que fazem o Brasil
Data: 18 de novembro
Horários: 19h
Local: Palácio Anchieta, Vitória.
Entrada gratuita e Classificação Livre.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.



