Atualizado em 01/07/2025 – 16:47
O Espírito Santo concluiu o mês de junho de 2025 sem registrar nenhum caso de feminicídio. O dado foi divulgado pela Gerência do Observatório de Segurança Pública (Geosp), vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), e aponta que o Estado completou, no dia 1º de julho, 32 dias consecutivos sem ocorrências desse tipo de crime.
No acumulado do primeiro semestre, foram contabilizados 14 feminicídios no Estado, uma redução de 33,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 21 casos.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, o resultado está relacionado ao fortalecimento das ações de proteção às mulheres e à integração entre órgãos públicos. Segundo ele, o combate à violência de gênero tem sido tratado como prioridade.
O último feminicídio registrado no Espírito Santo ocorreu em 29 de maio, no bairro Arlindo Vilaschi, em Viana. Um homem de 25 anos foi preso em flagrante após matar a ex-companheira, de 28 anos, a facadas, na presença do filho do casal.
Dados da Geosp indicam que, em 2025, a maioria dos feminicídios registrados no Estado foi praticada por ex-companheiros (41%), namorados (33%) ou companheiros (25%). Em quase metade dos casos, os agressores utilizaram arma branca.
A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, destacou as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Mulher Viva + e reforçou a importância da atuação em rede entre instituições públicas e a sociedade para o enfrentamento à violência contra as mulheres. “É assim que trabalhamos com o Programa Mulher Viva +: indo até onde as mulheres estão, ouvindo, orientando, acolhendo e articulando toda a rede de proteção. Mas esse resultado também é fruto do compromisso de cada cidadão e cidadã de bem, que não se cala diante da violência e denuncia. Nosso trabalho não para e a vigilância de todos precisa continuar. Nenhuma mulher a menos. Nenhuma vida a menos”, declarou.
Menor número de homicídios em 29 anos
Além disso, o Espírito Santo finalizou o primeiro semestre de 2025 com o menor número de assassinatos (homicídios + feminicídios) desde 1996. Ao todo, foram registrados 382 homicídios de janeiro a junho em todo o Estado. O resultado representa uma redução de 12,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 436 mortes violentas.
Atualmente, todas as regiões apresentam redução de homicídios. A região Metropolitana fechou o semestre com 29 assassinatos a menos que em 2024, com 13,4% de queda. Nas áreas Norte, Sul, Noroeste e Serrana, as diminuições foram de 2,3%, 23,3%, 14,9% e 13%, respectivamente.
Em relação somente a junho, foram 59 mortes violentas registradas, sendo este o segundo melhor resultado para o período desde 1996.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.