Atualizado em 30/12/2025 – 13:20
Calor intenso e tempo firme devem marcar a virada do ano no Espírito Santo. Segundo a previsão da Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a maior parte do Estado terá céu com poucas nuvens, temperaturas elevadas e baixa possibilidade de chuva durante a noite do Réveillon e na manhã do dia 1º de janeiro.
A partir do primeiro fim de semana de 2026, no entanto, a tendência é de aumento da instabilidade e retorno das chuvas em várias regiões.
Última semana de 2025
Nesta terça-feira (30), o tempo continua aberto até o fim da manhã. À tarde, áreas de instabilidade podem provocar trovoadas isoladas nas regiões Sul e Serrana, principalmente em áreas afastadas do litoral. Nas demais regiões, incluindo a Grande Vitória, não há previsão de chuva e a temperatura mínima continha em elevação. Na quarta-feira (31), último dia de 2025, o cenário se repete.
Virada do ano e primeiros dias de 2026
Na virada de 2025 para 2026, a previsão aponta céu com poucas nuvens em grande parte do Estado e baixa probabilidade de chuva durante a noite. O tempo permanece aberto até o fim da manhã do dia 1º de janeiro, com temperaturas elevadas e vento fraco a moderado no litoral. Há pequena chance de chuva nas regiões Sul e Serrana, em áreas mais afastadas do litoral.
Na sexta-feira (2), o tempo segue aberto pela manhã. À tarde, podem ocorrer trovoadas isoladas nas regiões Sul, Serrana e parte do Noroeste. À noite, as instabilidades podem alcançar o litoral Sul e a Grande Vitória. As temperaturas continuam elevadas e o vento permanece fraco a moderado, com possibilidade de rajadas.
Primeiro fim de semana de janeiro
No sábado (3), o tempo se torna mais instável. A combinação de calor e umidade favorece chuvas em alguns momentos do dia nas regiões Sul e Serrana afastadas do litoral e em parte do Noroeste, com possibilidade de temporais isolados à tarde. À noite, as trovoadas podem se espalhar por outras áreas do Estado, incluindo litoral Sul e Grande Vitória, com queda acentuada nas temperaturas máximas.
No domingo (4), a instabilidade permanece em todas as regiões capixabas. Um canal de umidade favorece a ocorrência de chuvas em vários momentos do dia em todo o Espírito Santo. As temperaturas máximas seguem em declínio e o vento continua fraco a moderado no litoral.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





