Entre os dias 8 e 11 de outubro de 2025, Vila Velha recebe a 12ª edição do Seminário Ibero-americano Poéticas da Criação (POÉTICAS, ES), que reunirá pesquisadores do Brasil, entre eles Lúcia Santaella (foto), e de outros países para debater os processos criativos nas artes, suas intersecções com tecnologias emergentes e os desafios da criação artística em tempos de inteligência artificial.
Com o tema “Espaços de convergência: processos criativos, ecossistemas estéticos e inteligência artificial”, o evento busca refletir sobre as fronteiras entre o humano e o tecnológico, a criatividade em tempos de pós-humanismo e o lugar da arte em meio às transformações do Antropoceno.
Um dos momentos mais esperados será a exibição do clássico Blade Runner – o caçador de androides (1982), de Ridley Scott, que servirá de ponto de partida para debates sobre criatividade, ética e os limites da inteligência artificial. A sessão será seguida por uma mesa crítica com pesquisadores convidados, que vão discutir as interações entre arte e tecnologia e a própria definição do que significa ser humano.
Outro destaque da programação é a participação da pesquisadora Lúcia Santaella (PUC-SP), referência nacional em semiótica, mídia e estudos sobre tecnologia e comunicação, que conduzirá a palestra “A Criatividade da IA pode dispensar o humano?”. O debate promete instigar reflexões sobre o papel da inteligência artificial no campo das artes e seus possíveis desdobramentos.
O seminário contará ainda com pesquisadores internacionais, vindos de instituições como a Universidade de Granada (Espanha), Universidade do Porto (Portugal), Universidade Nacional do México e Faculdade de Belas Artes de Lisboa (Portugal). A programação inclui mesas temáticas, grupos de debate, workshops, rodadas de comunicações e exibições de filmes, entre eles o clássico Metropolis (1927), de Fritz Lang, que já no início do século XX problematizava a relação entre humanos e máquinas.
Promovido pelo Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (LEENA/UFES), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGA/UFES) e instituições nacionais e internacionais, o evento busca consolidar um diálogo ibero-americano sobre a criação artística, em uma perspectiva interdisciplinar que conecta artes visuais, literatura, música, tecnologia e ciências humanas.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.