Atualizado em 09/04/2025 – 18:07
Um advogado de 37 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória, na noite da última terça-feira (8), após se envolver em um acidente de trânsito no bairro Horto, na capital. O condutor recusou-se a realizar o teste do bafômetro, mas foi encaminhado à Delegacia Regional após agentes constatarem sinais visíveis de embriaguez.
De acordo com a Guarda Municipal, a ocorrência foi registrada na Avenida Vitória e o acionamento foi feito via Ciodes-190 para atendimento a uma colisão. No local, os agentes encontraram o veículo envolvido no acidente e um poste semafórico derrubado no chão após ser atingido.
Segundo o inspetor Gonçalves, da Equipe da Madrugada, o condutor e uma passageira estavam no local com ferimentos leves e recusaram atendimento médico de urgência. Ainda segundo o inspetor, o teste do etilômetro foi oferecido ao motorista, mas ele optou por não realizá-lo. No entanto, a equipe informou que foram observados indícios como odor etílico, olhos vermelhos e vestes em desordem.
Ainda no local, o condutor também se negou a apresentar os documentos obrigatórios de porte. Ele foi conduzido à Delegacia Regional de Vitória, onde foi apresentado à autoridade policial de plantão.
Dados
De acordo com a Guarda Municipal, em 2025, 243 condutores foram retirados das vias na capital com suspeita de embriaguez ao volante. Destes, 236 recusaram-se a realizar o teste do bafômetro e sete tiveram embriaguez constatada.
O gerente de Operações e Fiscalizações de Trânsito da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu, explicou que a recusa ao teste do bafômetro não isenta o condutor das penalidades previstas. A recusa, segundo ele, pode gerar multa no valor de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se forem observados sinais de alteração da capacidade psicomotora, o condutor pode ser enquadrado na legislação de trânsito mesmo sem a realização do teste.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.