Atualizado em 21/11/2025 – 06:45
As composições produzidas por internos do sistema prisional do Espírito Santo durante oficinas de criação musical estão disponíveis em 23 plataformas de streaming e lojas digitais. As faixas fazem parte de um projeto cultural que reúne práticas de arte, escuta, escrita criativa e produção musical.
As oficinas foram realizadas nos meses de setembro e outubro de 2025, com a participação de cerca de 33 internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha V (PEVV5), no Complexo de Xuri, e do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC).
Os EPs reúnem sete faixas autorais. Na PEVV5, foram produzidas “Regenerado”, “Diário da Superação”, “Esperança e Liberdade” e “Poesia de um Detento”. No CPFC, foram gravadas “Recomeço”, “Família” e “Oração de Mãe”.
O processo criativo envolveu etapas como escrita das letras, construção coletiva das músicas e gravação das vozes. As atividades foram conduzidas pelo músico e produtor Glauber Jansen, idealizador do projeto e responsável pela direção artística do EP.
Além das músicas, dois videoclipes serão lançados com imagens captadas durante os encontros nas unidades prisionais.
Composições selecionadas
Segundo o músico e produtor Glauber Jansen, as criações abordam temas como vivências pessoais, saudade, fé e perspectivas de recomeço.
Já o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, destacou a importância de iniciativas culturais no processo de ressocialização e o alcance das produções ao serem disponibilizadas em plataformas digitais.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.




