Na próxima sexta-feira (26), às 9h, será realizada em Cariacica a palestra Letramento Étnico-Racial Cigano, que pretende ampliar a compreensão sobre os direitos, a cultura e os desafios enfrentados por comunidades ciganas no Brasil. O encontro será no auditório da Faculdade Multivix, em São Geraldo.
Voltada a profissionais não ciganos que atuam em instituições públicas e organizações da sociedade civil nas áreas de direitos humanos, serviço social, igualdade racial e políticas para mulheres, a atividade busca preparar aqueles que mantêm contato direto com populações ciganas em seus contextos de trabalho.
A condução será da pesquisadora Déborah Sathler, doutoranda da Ufes e docente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Com 15 anos de convivência junto a comunidades ciganas, ela destaca que a proposta é apresentar estratégias de abordagem humanizada e sensibilização sobre os direitos desse grupo social. “O objetivo é estimular uma postura mais inclusiva, tendo como referência planos e diretrizes nacionais voltados aos povos ciganos”, explica.
Entre os temas que serão discutidos estão a análise de linguagens discriminatórias, o histórico de marginalização sofrido pelos ciganos, reflexões sobre identidades culturais e a construção de políticas públicas que favoreçam a inclusão.
A atividade é promovida pela Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (Semdh) do município de Cariacica, por meio da Gerência de Igualdade Racial.
Serviço:
Palestra “Letramento Étnico-Racial Cigano”
Data: 26 de setembro (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Faculdade Multivix – Bairro São Geraldo, Cariacica

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.