A Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) se une ao tradicional Grupo Caxambu Santa Cruz, de Cachoeiro de Itapemirim, para uma apresentação especial no próximo sábado (23). Sob a regência do maestro Helder Trefzger, o concerto gratuito acontece às 17h30, na Praça João Clímaco, em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.
A apresentação integra a programação do Encontro do Patrimônio Vivo Capixaba, promovido pela Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Raízes. O evento reúne mais de 20 manifestações culturais do Espírito Santo para momentos de troca de saberes e valorização da cultura popular capixaba.
Reconhecido desde 2005 como Patrimônio Cultural do Brasil, o caxambu é uma manifestação de resistência negra à escravidão. Em seus versos, as músicas dessa tradição louvam os santos de devoção, resolvem pendengas entre os brincantes e festejam a liberdade.
O Grupo Caxambu Santa Cruz mantém viva uma tradição iniciada por volta de 1850, quando negras e negros escravizados, liderados por Adão, fugiram da Fazenda Boa Esperança e fundaram o Quilombo Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim. A cultura do caxambu foi passada de pai para filho da família Adão, que ainda preserva esse legado.
Em 13 de maio de 1888, quando a escravidão foi abolida no país, a tradição diz que os quilombolas reuniram-se em volta de uma grande fogueira, cantaram e dançaram até o sol nascer, na primeira festa Raiar da Liberdade, manifestação preservada pelo grupo até a atualidade e que, em 2024, foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Espírito Santo.
Serviço
Série Concertos Especiais: Caxambu de Santa Cruz
Data: 23 de agosto (sábado)
Hora: 17h30
Local: Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro de Vitória
Entrada franca

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.