Atualizado em 19/05/2025 – 16:42
A Associação Cultura Capixaba (CUCA) e o movimento Grito da Cultura percorrerão seis municípios capixabas com o objetivo de ouvir artistas, conhecer a realidade do setor cultural local e construir coletivamente propostas de políticas públicas. As chamadas Caravanas Grito da Cultura, começam em junho, no município de Cariacica, e seguem até outubro, passando também por Serra, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição da Barra e Anchieta.
Com as Caravanas, as instituições pretendem entender a realidade do setor cultural das cidades visitadas, como são os investimentos, as políticas culturais e as condições de trabalho neste segmento.
Os artistas terão a possibilidade de participar de um espaço de educação popular, construção coletiva e articulação, onde serão elaboradas propostas para criação de políticas culturais, a serem entregues para o poder público.
“O objetivo das Caravanas é conhecer a realidade do trabalho na cultura e das políticas culturais nos diversos municípios do Espírito Santo e propor uma pauta unificada com propostas elaboradas por trabalhadoras e trabalhadores de diferentes territórios. A gente chega na cidade para escutar, compartilhar conhecimento e construir caminhos juntos”, diz Karlili Trindade, integrante do Grito da Cultura.
Cada Caravana terá duração de três dias, acontecendo sempre nas sextas-feiras, sábados e domingos. No primeiro dia de evento, os organizadores farão visita a espaços culturais, grupos e coletivos para o reconhecimento do território e mobilização do público. No sábado, acontece a escuta dos trabalhadores do setor, que estarão reunidos, e também um aulão sobre política cultural e apresentações de artistas locais.
Aos domingos, último dia de evento, acontecerão as construções de propostas para serem levadas ao poder público. Ainda ocorrerá o chamado “intercâmbio entre cidades”, no qual um representante da caravana da cidade anterior e um representante da próxima cidade que vai receber a caravana compartilham suas experiências, e programações culturais. Também estão planejadas banquinhas de livros e exposições de arte para acontecerem durante os eventos.
O diretor da Cuca, Vitor Taveira, compartilha a importância da iniciativa: “As Caravanas Grito da Cultura são uma possibilidade de promover encontro, intercâmbio e reconhecimento para elaboração de políticas públicas para que os artistas possam apresentar suas visões de mundo e de cidade por meio da arte e da participação social para a construção de propostas e ações para transformar a realidade.”
Confira o cronograma:
Cariacica – 6, 7 e 8 de junho
Serra – 27, 28 e 29 de junho
Aracruz – 25, 26 e 27 de julho
Cachoeiro de Itapemirim – 22, 23 e 24 de agosto
Conceição da Barra – 19, 20 e 21 de setembro
Anchieta – 17, 18 e 19 de outubro

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.