Atualizado em 15/09/2025 – 17:06
A pergunta “o que é ser homem?” serve como ponto de partida para o espetáculo solo “Terra Santa”, do dançarino Farley José. A obra percorre, por meio da dança-teatro e de elementos das artes visuais, diferentes estágios de construção e desconstrução de um corpo masculino, inicialmente rígido — moldado pelas expectativas sociais — até alcançar um estado mais sensível e consciente de si.
Dirigido pela bailarina Ivna Messina, o espetáculo estreia neste mês na Escola Estadual Maria Ortiz, em Vitória (ES), com apresentações seguidas de bate-papo com os estudantes. A estreia aberta ao público será realizada nos dias 26 de setembro, na Associação Gold, e 3, 4 e 5 de outubro, no Espaço Ladeira, também na capital capixaba. Todas as sessões são gratuitas e acessíveis com intérprete de Libras.
“Terra Santa” surge de uma investigação pessoal do artista, que descreve o processo como um processo interno marcado por questões de gênero, espiritualidade e saúde mental. O trabalho propõe reflexões sobre as vivências de corpos LGBTQIAPN+, especialmente em relação a sistemas sociais e religiosos que regulam expressões de identidade desde a infância e a adolescência.
A escolha de iniciar a temporada em uma escola pública está conectada, segundo Farley, ao desejo de dialogar com jovens em fase de formação de identidade. Os bate-papos com os estudantes serão mediados por uma psicóloga especializada, com o objetivo de ampliar o debate sobre saúde mental e diversidade.
Com trajetória iniciada ainda na infância dentro de contextos religiosos — onde dançou dos 5 aos 21 anos —, o artista compartilha em cena fragmentos de suas vivências e explora os impactos emocionais de sistemas que, segundo ele, estabelecem padrões rígidos de comportamento e expressão corporal.
Oficina
Além das apresentações, o dançarino realiza a oficina “Mapa de Retorno”, aberta ao público interessado a partir de 16 anos, no dia 04 de outubro, na Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, em Vitória. O objetivo é partilhar os processos de criação do espetáculo “Terra Santa” por meio da explanação de modos de perceber a criação das imagens em dança. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir de 22 de setembro através de link que será compartilhado nas redes sociais do artista.
O projeto de montagem de “Terra Santa” foi aprovado na Instrução Normativa 001/2023 – Lei Rubem Braga, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Vitória-ES, pelo Projeto Cultural Rubem Braga.
Serviço:
Terra Santa (temporada de estreia)
Apresentações abertas ao público
26 de setembro, às 16h – na Associação Gold (Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade) – Av. Pres. Florentino Ávidos, 502, sala 202, Centro, Vitória-ES
03, 04 (às 19h) e 05 de outubro (às 18h30)– no Espaço Ladeira – R. Nestor Gomes, 277, Centro, Vitória-ES
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 14 anos
Todas as apresentações possuem intérprete de Libras

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





