Atualizado em 17/12/2024 – 13:55
O verão está chegando e, segundo as previsões, as temperaturas prometem bater recordes. E não são apenas as pessoas que sofrem com o calor: os bichinhos de estimação também sentem – e muito! – os efeitos do clima quente, que pode representar riscos sérios à saúde. Para entender como os tutores podem proteger seus pets durante essa estação, o VIXFeed conversou com uma veterinária, que trouxe dicas importantes e alertas essenciais.
Os animais de estimação, como cães e gatos, são especialmente sensíveis às temperaturas extremas. Diferente dos seres humanos, eles não transpiram pelo corpo, já que possuem poucas glândulas sudoríparas. Nos gatos, a regulação da temperatura ocorre principalmente pelas patas, enquanto nos cães, o resfriamento acontece através da língua, com a respiração ofegante.
“O sinal mais comum que o animal está sofrendo com o calor é quando eles ficam ofegantes para aumentar a ventilação pulmonar. A pele do pet fica bem quentinha (hipertermia). O batimento cardíaco fica acelerado, podendo ficar cansado e sentir fraqueza. Existem vários problemas de saúde, que podem ser ocasionados no calor, mas as queimaduras de patas e câncer de pele são os principais e mais perigosos”, afirmou a veterinária Raysa Caetano.
Os animais que são mais sensíveis ao calor são os braquicefálicos, aqueles que têm o focinho mais curto, pois eles são os que sofrem com problemas respiratórios, tendo uma ventilação pulmonar ineficiente em temperaturas mais altas. Por isso, o cuidado deve ser redobrada com os cães das raças buldogue e pug.
Segundo a veterinária, não dá para definir uma quantidade exata de água que os pets devem ingerir, mas é importante sempre ficar de olho nos potinhos e fontes para ver se está se hidratando ou não. Além disso, é interessante trocar e colocar uma água mais fresca sempre que possível, pelo menos duas vezes ao dia. “Quando for sair de casa para passeios, levar uma garrafinha para que se possa oferecer água”, sugeriu.
Horários de passeios
Os horários para passeios precisam ser bem escolhidos: das 10h às 17h não é aconselhável sair com os animais devido a alta temperatura no asfalto.
A veterinária ainda dá dicas para os donos dos bichinhos: “Na hora do passeio, use protetor solar específico para pet, pois ajuda a evitar o câncer de pele. Também existem roupas com proteção UV. Faça caminhadas mais leves, pois a troca de calor deles é pela respiração. Dê banhos com frequência. Cuidado com filhotes e idosos, pois eles têm a saúde mais comprometida. Para finalizar, nunca deixe seu pet esperando no carro”, alertou.
Com cuidado, atenção e muito carinho, é possível aproveitar o verão com segurança ao lado dos animais. Afinal, eles também merecem curtir a estação mais quente do ano com saúde e bem-estar!
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.