Atualizado em 17/12/2024 – 16:35
Por meio da tecnologia, a rede de monitoramento meteorológico do Espírito Santo vai passar a operar por uma plataforma que permite a previsão de tempo em curtíssimo prazo, ou seja, em até duas horas. Com isso, O Estado será capaz de prever eventos extremos e emitir alertas em tempo hábil, orientando a preparação e evacuação de áreas de risco e, desta forma, proteger e poupar vidas.
Isso será possível porque, nesta terça-feira (17), o Governo do Estado firmou a contratação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que possibilitará aprimorar a capacidade de monitoramento meteorológico da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec).
O sistema vai operar em conjunto com as demais ferramentas utilizadas pela Defesa Civil Estadual, incluindo o Defesa Civil Alerta, implantado no último dia 04 de dezembro em todos os Estados do Sul e Sudeste.
“Queremos fortalecer a rede de profissionais para monitorar todos os eventos climáticos, ampliando a capacidade de nossas estações meteorológicas. Também faremos um plano para melhorar o acompanhamento de qualquer mudança climática. Teremos mais sete meteorologistas para nos ajudar nesse importante trabalho que está inserido no nosso Plano de Adaptação Climática”, pontuou o governador.
O Simepar é um órgão criado por lei pelo Governo do Paraná e suas atividades são dirigidas à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à prestação de serviços nas áreas de meteorologia, hidrologia e meio ambiente.
Ao Espírito Santo, o órgão prestará consultoria no planejamento, desenvolvimento, aquisições, disponibilização de dados e sistemas, implantação de serviço de plantão meteorológico 24h, recondicionamento da rede de estações de superfície e apoio na ampliação nessa rede, dentre outras importantes contribuições.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.