A drag queen, professora e influenciadora cultural de destaque nacional, Rita Von Hunty, participa, nesta quarta-feira (16), às 20h, de uma roda de conversa aberta ao público na EMEF Presideu Amorim, no bairro Bonfim, no Território do Bem, em Vitória. O bate-papo faz parte do Projeto Lugares de Ler, realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), e tem como tema “A arte como ferramenta da resistência”.
Rita Von Hunty, persona drag de Guilherme Terreri, é conhecida por abordar temas sociais e políticos com humor no canal Tempero Drag, no Youtube, que acumula mais de um milhão de inscritos.
Guilherme é ator e professor com formação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Língua e Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisas nas áreas de Estudos Literários, Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Teoria Crítica e Teoria Queer. Na roda de conversa, Rita abordará a democratização da arte, como ela pode ser instrumento de transformação social em territórios vulneráveis e o direito humano à cultura.
Ler, realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), em parceria com o Instituto Agir pela Cidadania, que que atua em territórios que fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado. Para a coordenadora da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES), Ana Laura Nahas, o bate-papo reflete o propósito do projeto.
“Desde o início, o projeto Lugares de Ler se propôs a promover encontros que fortaleçam a leitura, a literatura e a história oral como práticas de transformação social. Ter uma figura como Rita Von Hunty entre nós para compartilhar suas vivências e discutir a arte como ferramenta de resistência representa um grande momento dessa caminhada”, explica Ana Laura Nahas.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.