Atualizado em 06/11/2025 – 08:42
Dois representantes de comunidades indígenas do Espírito Santo participam neste fim de semana do encerramento do “Ano do Brasil na França”, evento que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Rodrigo Karai Mirim, da Aldeia Indígena Piraqueçu, e Jocelino Tupinikim, da Aldeia de Caieiras Velha, ambas em Aracruz, integram a apresentação “Show das Matas”, nas cidades de Lyon e Paris.
Idealizado multi-artista, músico, compositor, cantor, performer, produtor musical, curador, defensor das causas indígenas DJ Mam, o “Show das Matas” conta com representantes de comunidades indígenas de todo Brasil, como DjuenaTikuna, Tupãzinho Guarani, Diego Janatã e um coral indígena Guarani Tupinikim Tikuna
O grupo se apresenta neste sábado (08), no Musée des Confluences, na cidade de Lyon, e no domingo (09), no Musée du Quai Branly, em Paris, encerrando a temporada cultural do “Ano do Brasil na França”.
Ambos os museus estão sediando grandes exposições sobre Belém (PA) e a Amazônia, por conta da chegada da COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que acontece no Brasil, neste mês de novembro.
O “Ano do Brasil na França”, que promove os espetáculos, é um projeto que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A iniciativa levou, desde abril, atividades culturais, exposições e apresentações artísticas a mais de 50 cidades francesas, e se encerra dezembro.
A participação dos dois representantes indígenas capixabas contou com o apoio da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Edital de Circulação e Intercâmbio, do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura).

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





