Um programa que oferta óculos de grau gratuitos à população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Sul do Espírito Santo começou a ser implantado nesta sexta-feira (4). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os 26 municípios que integram a Regional Sul de Saúde do Estado serão atendidos pelo Programa de Órtese e Prótese Ocular.
O Núcleo Regional de Especialidades de Cachoeiro de Itapemirim (NRECI) foi o palco da iniciativa, beneficiando pacientes do SUS que enfrentam dificuldades de visão.
Como parte do início das atividades do programa, mais de 90 óculos foram distribuídos, nesta sexta-feira (4) e no sábado (5), beneficiando diretamente pacientes que passaram por avaliação e já tiveram suas lentes confeccionadas.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de correção visual, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos usuários que enfrentam dificuldades de acuidade visual. “Sabemos que problemas na visão podem impactar negativamente o desempenho escolar, o rendimento no trabalho e até mesmo a interação social, sendo, portanto, uma demanda prioritária de saúde pública”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.
Além da distribuição gratuita de óculos de grau, o programa oferece acompanhamento contínuo do paciente, assegurando que a saúde ocular permaneça uma prioridade. Dessa forma, a população tem acesso a tratamentos e dispositivos essenciais, recebendo o suporte necessário durante todo o processo.
“Cada município deve definir um profissional de referência responsável por realizar o primeiro filtro da documentação dos pacientes. Após o cadastramento local, esse profissional deve encaminhar a documentação por e-mail para o Núcleo Regional de Especialidades de Cachoeiro de Itapemirim (NRECI), viabilizando o agendamento do atendimento presencial com o optometrista do programa”, explicou a superintendente Estadual de Saúde, Samilla Figueira.
O tempo médio estimado entre o cadastramento, a medição e a entrega dos óculos é de 20 a 25 dias, garantindo agilidade no atendimento e acesso rápido ao benefício.
O acesso ao benefício ocorre por meio de um fluxo organizado. O primeiro passo é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente recebe encaminhamento para um Centro Especializado em Reabilitação (CER). Após avaliação médica, a solicitação é feita conforme a necessidade do paciente.
Documentos necessários para participar do programa:
Documentação Médica:
– Receituário médico do SUS ou instituição vinculada, prescrito por oftalmologista com CRM/RQE.
– Receita médica legível, contendo nome do paciente, carimbo e assinatura do médico, número do CRM e data a partir de 01/01/2024.
Documentos Pessoais:
– Cópia do Cartão Nacional do SUS, RG e CPF.
– Certidão de Nascimento (se menor de idade).
– Número de telefone de contato.
– Documentação dos pais ou responsável legal (se menor de idade).
Comprovante de Residência:
– Documento em nome do usuário, cônjuge ou responsável legal.
– Se em nome do cônjuge, apresentar certidão de casamento.
– Se imóvel alugado ou cedido, apresentar contrato de aluguel, declaração do proprietário ou cadastro na Unidade de Saúde/CRAS.
Os municípios do Plano de Desenvolvimento Regional da Região Sul do Espírito Santo devem enviar a documentação digitalizada para: [email protected]

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.