O Festival Movimento Cidade 2026 acaba de confirmar mais um nome de peso em sua programação. O cantor pernambucano João Gomes, vencedor do Grammy Latino, está confirmado no último dia do evento, 16 de agosto. A 8ª edição do festival de artes integradas acontece de 14 a 16 de agosto, na Prainha, em Vila Velha, reunindo música, cinema, intervenções urbanas e diversas expressões artísticas. Os ingressos já estão à venda pelo site Sympla.
A edição de 2026 contará com mais de 20 horas de programação e mais de 15 atrações musicais, consolidando-se como a maior edição da história do Movimento Cidade. Na última semana, a organização já havia anunciado nomes como Ajuliacosta, vencedora do prêmio Best New International Act no Bet Awards 2025, e da atração local Ury Vieira, que se apresentam na sexta-feira (14), dia de acesso gratuito ao público. No sábado (15), sobem ao palco Zeca Pagodinho e o baiano O Kannalha, vencedor do Prêmio Multishow.
João Gomes chega ao Festival MC com um repertório marcado de sucessos que se tornaram trilha sonora de muitos brasileiros, como Meu Pedaço de Pecado, Aquelas Coisas, Dengo, Se For Amor, Lembrei de Nós, Beija Flor, 5 da Manhã (Ao Vivo) e ABC da Vaquejada.
O anúncio acontece após um ano de muitas conquistas para o artista pernambucano. João Gomes foi eleito Artista Sertanejo no Prêmio da Música Brasileira, conquistou seu primeiro Grammy Latino com o álbum Dominguinho (ao lado de Mestrinho e Jota.pê) e ainda recebeu o título de Homem do Ano na Música pela GQ Brasil.
“O João representa uma geração que dialoga com diferentes públicos e territórios, exatamente como o Movimento Cidade. Anunciá-lo nesta edição reforça nosso compromisso de entregar uma programação diversa, potente e conectada com o Brasil real, conectando o Festival com o Brasil e a cultura capixaba”, destaca a a Sócia-Diretora do Movimento Cidade, Luísa Costa.
Inscrições para gratuidade total
Além disso, serão disponibilizados ingressos gratuitos para o público que comprovar necessidade para os três dias do Festival Movimento Cidade 2026. As inscrições para o benefício ficam abertas até 30 de dezembro e podem ser conferidas no Instagram oficial do festival (@movimento.cidade).
Têm direito ao benefício pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, residentes em comunidades atendidas pelo Programa Estado Presente (Grande Vitória-ES), ou que comprovem hipossuficiência financeira ou condição semelhante; pessoas transgênero, incluindo mulheres trans, homens trans, travestis e pessoas não binárias; e pessoas com deficiência.
As solicitações serão avaliadas por ordem de envio e de acordo com o limite de vagas. Cada inscrição será analisada e documentos podem ser exigidos. A organização entrará em contato com os selecionados por meio de e-mail ou mensagem de Whatsapp.
Movimento Cidade 2026
Depois de atrair 100 mil pessoas em 2025, o Movimento Cidade retorna em 2026 com o que a organização promete ser a maior edição de sua história. A programação reunirá música, intervenções artísticas, batalhas de dança e rima, manifestações culturais capixabas e além das tradicionais mostras audiovisuais, presente no evento desde sua origem.
A 8ª edição do Festival tem o tema “Cidade são pessoas”, com a proposta de “celebrar o humano como força que sustenta, transforma e reinventa tudo ao redor, lembrando que nenhuma cidade existe sem as pessoas que a habitam, circulam, criam, sonham e movimentam seus espaços”.
Em sua próxima edição o evento acontece em um novo formato: com dois dias com venda de ingressos e um dia de programação gratuita. Segundo a organização, a mudança foi necessária para garantir a continuidade do evento diante de um cenário de incerteza e instabilidade, marcado pela perda de patrocínios importantes.
No dia 14 de agosto, primeiro dia de festival, o acesso continua gratuito, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Desde 2022, o Festival já arrecadou mais de 80 toneladas de alimentos, que foram destinados às comunidades periféricas.
Já nos dias 15 e 16, a entrada será mediante a aquisição de ingressos, que incluem opções diárias, válidas apenas para sábado ou domingo, e o formato “Passaporte”, que garante acesso aos dois dias pagos do festival. Todas as modalidades estarão disponíveis nas versões “Inteira” e “Meia-Entrada”.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





