A trajetória da bailarina Mercedes Baptista, pioneira na dança afro-brasileira e primeira mulher negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, chega aos palcos de Vitória com o espetáculo “Mão na barra, pé no terreiro – A vida e a dança de Mercedes Baptista”. As apresentações acontecem nos dias 16, 17 e 18 de maio, com entrada gratuita, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), localizado no Centro da capital capixaba.
Com texto de Ivanna Cruz, Luiz Antônio Rocha e Pedro Sá Moraes, a montagem une teatro, música e dança para contar a história de uma das figuras mais influentes da dança contemporânea no Brasil. A atriz e bailarina Ivanna Cruz, também natural de Campos dos Goytacazes, como Mercedes, interpreta e homenageia a artista no palco.
O espetáculo já foi apresentado em cidades como Rio de Janeiro e São Luís (MA) e conta com direção artística de Luiz Antônio Rocha, coreografias de Diego Rosa e figurinos de Eduardo Albini. A trilha sonora é executada ao vivo pelas musicistas e atrizes Geiza Carvalho e Lelê Benson, com iluminação de Ricardo Fujii.
Mais de 90% da equipe técnica e artística do projeto é composta por profissionais negros, reforçando o compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira. A obra resgata ritmos tradicionais como o Jongo e a Mana Chica, conectando passado e presente por meio da dança e da ancestralidade.
A iniciativa é apresentada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Após Vitória, o espetáculo segue para Belo Horizonte.
Serviço
Mão na barra, pé no terreiro, a vida e a dança de Mercedes Baptista
- Datas: 16, 17, 18 de maio.
- Hora: 16 horas
- Local: MUCANE – Museu Capixaba do Negro
- Endereço: Av. República, 121 – Centro, Vitória
- Classificação: Livre
- Duração: 80 minutos
- Ingresso: gratuito
Além das apresentações no Mucane, o espetáculo será apresentado em Quilombos.


Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.