Para quem tem plantas em casa, se ausentar por conta de uma viagem ou trabalho pode ser complicado. Elas exigem cuidados frequentes como a rega e a quantidade de sol, podendo transformar a volta para casa em uma cena triste, com folhas secas, galhos murchos e plantas sem saúde. A empreendedora Faby Sambatti uniu criatividade e sagacidade nos negócios para resolver esse problema: abriu uma hospedaria especializada no bem estar de plantas no Espírito Santo.
A ideia surgiu há cerca de três anos, quando a paraense radicada em Vila Velha foi visitar a família em seu estado natal e, ao voltar para casa, encontrou várias de suas plantas passando por dificuldades. “Quando eu voltei, eu percebi que havia essa necessidade de pessoas que cuidassem de plantas. Assim como aconteceu comigo, poderiam ter outras pessoas precisando desse auxílio. Aí eu comecei, então, a cuidar das plantas das pessoas aos poucos”, conta a empreendedora.
Desde então, o negócio tem crescido, com clientes fixos e novas “hóspedes” chegando. A Titia Ama e Cuida – Hospedaria para Plantas conta com três tipos de serviço: a hospedagem de plantas de pequeno e médio porte que são cuidadas no espaço de Faby; o Titia em Casa, com atendimento à domicílio; e o S.O.S. Plantas, em que a empreendedora presta diagnóstico e tratamento para plantas que não estão saudáveis. Em todos os casos, as hóspedes recebem um cuidado personalizado, de acordo com suas necessidades.
“A primeira coisa que eu faço quando a planta chega é um diagnóstico minucioso da saúde dela. Tanto da terra, do substrato, das folhas. Se tem fungo, se tem praga. Como ela se comporta em relação à rega, à luminosidade, ao sol. Aí eu vou conduzir essa hospedagem dela com base nessas características. Eu vou convivendo com ela e fazendo, inclusive, ajustes em casos em que ela não está com uma rotina equilibrada”, explica Faby.
Mais do que apenas um negócio, a hospedaria permite que Faby trabalhe com sua paixão por plantas e espalhe informação sobre o cuidado com esses seres e com a natureza. “Não é só cuidar das plantas, e sim transmitir essa informação de conexão para pessoas que têm plantas. Nosso planeta está precisando mais de verde, e a hospedaria traz essa mensagem de cuidar da planta como conexão, como processo de cura mesmo”, destaca.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





