Atualizado em 16/07/2025 – 15:16
O Terminal de Jardim América, em Cariacica, recebeu a reinauguração da primeira unidade da nova fase do projeto Biblioteca Transcol, nesta terça-feira (15). A cerimônia contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de outras autoridades estaduais e municipais.
Com proposta de incentivo à leitura, o Biblioteca Transcol oferece empréstimo de livros e programação cultural diversificada, incluindo rodas de leitura, contação de histórias, poesia e música. O espaço foi estruturado para atender os passageiros do Sistema Transcol, proporcionando acesso gratuito à literatura durante os deslocamentos do dia a dia.
Durante a reinauguração, representantes das instituições envolvidas destacaram aspectos como o estímulo ao hábito da leitura, a acessibilidade ao acervo e a integração entre cultura, educação e mobilidade urbana. A nova fase do projeto também contempla acervo renovado, programação ampliada e recursos voltados para acessibilidade e inclusão digital.
“Cultura não é um luxo, mas é uma necessidade das pessoas e também forma a nossa identidade. Sempre que você conhece uma nova região, você se refere a alguma riqueza cultural daquele povo. É preciso valorizar isso. Temos aqui na solenidade muitos jovens que revelam o interesse da juventude em ter acesso a livros e títulos que talvez não teriam condições de ler. As pessoas viajam nos ônibus do Sistema Transcol e agora vão poder também viajar nas histórias contadas nos livros disponíveis na Biblioteca Transcol”, afirmou o governador Renato Casagrande.
A cerimônia teve ainda apresentações culturais, com destaque para a participação de poetas da cena do slam — forma de poesia falada que valoriza a oralidade — como o paulista Emerson Alcade, vencedor do Prêmio Jabuti 2021, e os artistas capixabas Adrielly Franklin, João Martins, Santz e Ira.
O projeto é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com a Organização da Sociedade Civil Universidade para Todos, selecionada por chamamento público. A iniciativa também conta com o apoio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES) e financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.