Atualizado em 08/01/2025 – 12:55
Chuvas intensas atingiram municípios do Espírito Santo nesta terça-feira (7) e madrugada de quarta-feira (8), causando vários transtornos como alagamentos e quedas de barreiras. Pelo menos 30 pessoas precisaram deixar suas casas e estão desalojadas ou desabrigadas, mas esse número ainda está sendo atualizado pela Defesa Civil.
De acordo com o último boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o município de Rio Bananal foi onde mais choveu nas últimas 24 horas: 125,4 mm. O prefeito Bruno Pella, por meio de suas redes sociais, explicou que passou a madrugada verificando a situação e dando suporte aos moradores junto ao Corpo de Bombeiros, pois várias ruas e residências foram invadidas pela água.
O prefeito explicou que o nível do rio que corta da cidade subiu muito por conta das chuvas e atingiu a cota de inundação. Além disso, por causa do volume de água, uma barragem se rompeu, agravando ainda mais a situação, segundo os bombeiros. A região do bairro Santo Antônio foi a mais atingida. Ainda não há informações sobre quantos moradores estão desalojados ou desabrigados.
Municípios onde mais choveu
Rio Bananal foi o município onde mais choveu nas últimas 24 horas, seguido de Vila Velha (92,49 mm), Serra (67,77 mm), Santa Leopoldina (58 mm) e Cariacica (56,89 mm).
Confira a lista completa:
Previsão
De acordo com o último boletim meteorológico emitido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, para esta quarta-feira (8) e quinta-feira (9) são esperadas chuvas fortes com impacto excepcional para municípios das regiões Norte, Central, Grande Vitória e norte da região Serrana.
No Norte do Estado, a quantidade de chuvas pode chegar a 110 mm nesta quarta e 150 mm nesta quinta, mas em pontos isolados.
Chuvas com impacto alto e moderado são esperadas na região Sul, sendo que o litoral será o menos afetado.
Para esta sexta-feira (10), de acordo com o boletim, a previsão é de 60% de probabilidade de chuvas de 50-70 mm no no extremo Norte do estado, sendo que há 40% de chance de 70-90 mm em pontos isolados. Nas demais regiões, a chuva perde a força, mas não se descarta 10-30 mm em alguns pontos. O risco de vendaval acompanhando a chuva não está descartado para as regiões com acumulados superiores a 10
mm previstos.
Deslizamentos e inundações
No alerta vigente do último boletim da Defesa Civil, há risco de deslizamentos de terra nos municípios de Serra, São José do Calçado, Mimoso do Sul, Guaçuí, Alegre, Alfredo Chaves, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Laranja da Terra, Castelo, Água Doce do Norte, Vila Velha e Rio Bananal.
Há risco moderado de alagamentos e inundações em Água Doce do Norte, Vila Pavão, Castelo, Vila Velha, Vitória e Rio Bananal.
A chefe do Departamento de Prevenção e Recuperação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES), major Lorena Rezende, explicou que as pessoas residentes em áreas de risco devem ficar atentas.
“Pedimos que tenham atenção e busquem se salvar se perceberem que a situação pode ficar grave. Busquem autoproteção, vão para casas de parentes, abrigos, deixem suas casas se for preciso. Procurem a Defesa Civil de seus municípios. Guardem itens importantes todos juntos, como documentos, para um caso de evacuação rápida. Pessoas residentes em encostas deve estar atentas a barulhos diferentes, rachaduras no solo, na casa, portas empenando, movimentações de postes e árvores. Evitem áreas de alagamentos, evitem cruzar corredeiras, pois elas são suficientes para levar uma pessoa, até mesmo carros”, alertou.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.