Atualizado em 26/09/2025 – 08:42
A 1ª edição da Mostra de Cinema Negro Chico Prego está com inscrições abertas para selecionar até 12 produções audiovisuais dirigidas por cineastas negros de todo o Brasil. O projeto tem o objetivo de fortalecer a representatividade negra no audiovisual nacional, além de democratizar o acesso ao cinema no interior do Espírito Santo e consolidar políticas afirmativas voltadas à economia criativa e à diversidade cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas on-line (no site mostrachicoprego.com) até 26 de outubro.
Podem se inscrever diretores brasileiros ou naturalizados, residentes em qualquer parte do país. Cada participante poderá enviar até duas obras audiovisuais, que se enquadrem nos critérios previstos pelo edital da Mostra. Serão aceitas obras de gêneros e formatos diversos — curta, média, longa, ficção, documentário, experimental ou híbrido — , que tenham sido concluídas após 1º de janeiro de 2020.
Cada obra selecionada receberá uma bolsa-incentivo de R$ 500 para apoiar a participação na Mostra. Os doze filmes escolhidos serão exibidos ao público em evento na antiga Estação Ferroviária de Alegre e ficarão disponíveis em uma plataforma on-line acessível, ampliando o alcance do projeto.
Esta edição da mostra, a primeira, não exige um tema definido. As 12 obras serão selecionadas pensando na diversidade estética e narrativa em torno de identidade, território, ancestralidade, memória e outras perspectivas da experiência negra. A curadoria da mostra será profissionais negros do audiovisual: Izah Candido, educador social, roteirista e diretor com trabalhos exibidos em festivais como Tiradentes, Rotterdam e Gramado; e GG Fákọ̀làdé, pesquisadora, artista e sacerdotisa do culto tradicional yorubá, premiada em Gramado, Brasília e Tiradentes.
Idealizada pela produtora cultural Taynara Barreto, em parceria com a JUPTER – Entretenimento, Comunicação e Cultura, a mostra homenageia Chico Prego, líder da Insurreição do Queimado, marco da resistência contra a escravidão no Espírito Santo.
O projeto é realizado por meio de Edital de Seleção de Projetos nº 04/2025 – Nova Cena: Mostras e Festivais, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura.
Serviço:
Mostra de Cinema Negro Chico Prego
Data: 24 de setembro a 26 de outubro
Público alvo: Cineastas autodeclarados negros(as), brasileiros(as) ou naturalizados.
Inscrições Gratuitas e on-line pelo link: mostrachicoprego.com
Bolsa-incentivo: R$ 500,00 por obra selecionada

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.