Atualizado em 05/11/2025 – 08:06
O coletivo Xamego disponibilizou no YouTube todos os episódios da websérie “Slam ES: A Historiografia”, que traça uma linha do tempo sobre os dez anos de poesia falada no Espírito Santo. Lançada em setembro, a produção reúne depoimentos, imagens e registros que documentam a trajetória do movimento no estado.
Com seis episódios, a série apresenta as vozes que contribuíram para a consolidação do slam capixaba, incluindo os campeões estaduais Cesar MC (2017), Ira (2018 e 2023), Filipe Rocha (2019), Julia Ramos (2020), ADM (2021), Santz (2022) e Adrielly (2024). A narrativa destaca o percurso do movimento, suas expressões artísticas e o papel das juventudes periféricas na construção dessa cena cultural.
Idealizada por João Martins, cofundador do coletivo Xamego, a websérie busca registrar e difundir a memória da poesia falada no Espírito Santo, ao mesmo tempo em que incentiva novas gerações de poetas.“Espero que este documentário seja mais do que um registro: que seja um eco vivo da palavra. Que ele siga vivo, que continue circulando, inspirando e provocando. Que os jovens que assistirem sintam que também podem escrever, subir no palco, se expressar. Que essa história desperte pertencimento e orgulho, e que o slam siga florescendo como espaço de liberdade, arte e memória coletiva no Espírito Santo”, afirma João.
Serviço:
Websérie “Slam ES: A Historiografia”
Canal: youtube.com/@xamego027/videos

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





