Atualizado em 02/04/2025 – 16:54
A Volkswagen do Brasil passou a utilizar a infraestrutura portuária do Espírito Santo para importar veículos ao mercado brasileiro. A primeira operação ocorreu nesta semana pelo Porto de Vila Velha, com o desembarque de 32 unidades do SUVW Taos, fabricadas na unidade da montadora em General Pacheco, na Argentina. Um novo carregamento do modelo está previsto para maio.
O Espírito Santo segue como líder na importação de veículos no Brasil, registrando crescimento expressivo no setor. Em fevereiro de 2025, a chinesa BYD desembarcou 5.524 veículos eletrificados em Portocel, Aracruz, evidenciando o aumento da movimentação de veículos no estado.
Estratégia logística
O Estado tem se consolidado como um ponto estratégico para a logística automotiva, e a chegada da Volkswagen amplia o volume de veículos importados pelos portos capixabas. Em 2024, a montadora importou 33.597 unidades para o Brasil, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior.
A operação no Espírito Santo faz parte de uma estratégia logística da empresa para descentralizar a distribuição de veículos no Brasil. O Porto de Vila Velha passa a ser uma das portas de entrada de modelos importados, ao lado dos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Suape (PE). Segundo a Volkswagen, a diversificação dos pontos de desembarque contribui para a redução de trajetos terrestres e amplia a eficiência logística da montadora no país.
Além de otimizar a distribuição para regiões como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia, a movimentação de veículos pelos portos capixabas fortalece a economia local. O setor portuário e de transportes deve ser impactado positivamente com a geração de empregos diretos e indiretos.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.