Com o aumento da circulação de turistas no litoral de Vila Velha durante o verão, as ilhas Itatiaia e Pituã, próximas às praias de Itapuã e Itaparica, voltam a exigir atenção quanto às regras de visitação. O acesso aos locais é permitido, mas segue normas específicas que buscam reduzir impactos ambientais e garantir a preservação das áreas naturais.
A visita às ilhas é feita exclusivamente por meio de barqueiros capacitados. No início de dezembro, a Prefeitura de Vila Velha realizou uma reunião de alinhamento com esses profissionais para atuação na alta temporada. Durante o encontro, foram reforçadas as regras ambientais, os períodos de restrição e o papel dos barqueiros como orientadores dos visitantes. Além de realizar o transporte, eles ajudam a garantir que as normas sejam cumpridas, contribuindo para um turismo mais consciente e seguro.
As ilhas contam com placas informativas instaladas há cerca de quatro anos, que continuam sendo o principal instrumento de orientação ambiental no local. A sinalização reúne regras de uso, informações sobre a fauna e alertas sobre práticas proibidas, como acender fogo, acampar e descartar lixo. As placas também indicam os períodos de restrição de visitação, especialmente durante o defeso das aves marinhas que utilizam as ilhas para reprodução.
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente de Vila Velha, Isabela Igreja, o reforço das orientações neste período é fundamental. “As ilhas Itatiaia e Pituã são áreas naturais sensíveis. As regras existem para proteger a fauna, a vegetação e garantir que esses espaços continuem podendo ser visitados no futuro. Respeitar a sinalização e as orientações dos barqueiros é uma responsabilidade de todos”, destaca.
Conforme a Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) nº 011/2005, o desembarque nas ilhas, fora dos períodos de proibição, deve obedecer às seguintes orientações:
- É proibido acender fogo, mesmo com lenha ou carvão trazidos do continente;
- Não é permitido cortar ou danificar a vegetação;
- É proibido acampar;
- Não é permitido deixar lixo ou qualquer material estranho ao ambiente;
- Não é permitido introduzir plantas ou animais exóticos;
- Não é permitido levar animais domésticos;
- Não é permitido perturbar a fauna residente ou migratória.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





