A grande final da Taça das Favelas Brasil, o maior campeonato entre favelas do mundo, será neste sábado (21), e a seleção masculina do Espírito Santo chega à final com 3 vitórias e 2 empates para enfrentar a seleção de São Paulo. A competição será realizada no Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo.
Os quatro estados do Sudeste estão na disputa pelo título da terceira edição do torneio promovido pela CUFA, com produção da InFavela. No feminino, Minas Gerais e Rio de Janeiro competem pelo troféu Marina Athayde, enquanto no masculino, São Paulo e Espírito Santo disputam o troféu Jair da Matta. Os troféus são dedicados são homenagens a figuras importantes na trajetória da CUFA. As finais serão exibidas ao vivo na TV aberta pela rede Globo.
A equipe do Espírito Santo balançou as redes cinco vezes em cinco partidas. Durante o mata-mata, o goleiro Pedro Henrique se destacou nas cobranças de pênaltis, garantindo a classificação da delegação nas quartas de final e nas semifinais, com vitórias sobre Bahia e Paraná, respectivamente.
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, destacou o desempenho da equipe ao longo da competição e desejou uma boa partida pela decisão do campeonato.
“Parabéns a toda a equipe do Espírito Santo pela incrível jornada até aqui. Vocês mostraram talento, garra e determinação em cada partida. Estamos todos na torcida e vamos em busca desse título”, disse Nunes.
Em 2023, o Espírito Santo alcançou o vice-campeonato da Taça das Favelas. O resultado foi inédito e marcou a primeira participação do estado em uma etapa nacional da competição. Na edição, o campeonato contou patrocínio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio de Chamamento Público.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.