Atualizado em 29/09/2025 – 07:40
A capixaba Bárbara Marques, natural de Vila Velha, é diretora, produtora e atriz que construiu sua carreira entre o Brasil, Angola e os Estados Unidos. Em 2023, conquistou o prêmio de Melhor Documentário no Filmae Film Festival, em Brasília, e lançou o curta “Pretas” no Los Angeles Brazilian Film Festival. Atualmente, trabalhava em seu primeiro longa-documentário, previsto para 2025.

Reconhecida por sua trajetória artística e pela defesa da representatividade negra no cinema, Bárbara está agora no centro de uma grave denúncia feita pelo marido, o americano Tucker May.
Segundo ele, há cerca de dez dias, a capixaba foi presa pelo Serviço de Imigração dos EUA (ICE) durante uma reunião oficial para o processo de green card, em Los Angeles. Na noite passada, Bárbara foi retirada do centro de detenção de Adelanto para um destino não revelado, mesmo após os advogados protocolarem uma ordem judicial para impedir a transferência.
“Eles podem estar enviando-a para qualquer lugar do mundo e não temos como saber. Temo pela vida dela”, declarou May em apelo público.
O caso tem mobilizado familiares e colegas da artista, que pedem atenção da mídia e das autoridades para o que consideram uma grave falha no devido processo legal.
Atualização fornecida pelo marido da Bárbara neste domingo (28), através de sua rede social:
Tradução:
Uma atualização: Obrigado a todos por nos ajudarem a dar visibilidade a isso. Veículos de notícias locais em Los Angeles irão cobrir o caso em breve.
Barbara conseguiu me ligar hoje – ela está atualmente em algum lugar no Arizona, mas será transferida novamente em breve (não sabemos para onde).
Ela está sendo privada de equipamentos médicos necessários para um problema crônico nas costas e até de ibuprofeno.
Ela e os outros detidos com ela estão ficando mais de 12 horas sem comida. Sabemos que ela ainda está nos EUA, mas não muito além disso.
POR FAVOR, nos ajudem a entrar em contato com representantes do governo local (especialmente a deputada Judy Chu, os senadores Alex Padilla e Adam Schiff e o governador Gavin Newsom) para exigir ação AGORA para ajudar esses detidos que estão sofrendo.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.