Atualizado em 21/05/2025 – 17:15
O som das cordas afinadas tomou conta de espaços onde, até pouco tempo, só se ouvia o burburinho das aulas tradicionais. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Mello Sobrinho, em Cariacica, alunos agora aprendem a tocar violino. O VIXFeed acompanhou a iniciativa que faz parte do Programa Semearte, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, e que vem mudando a rotina e a perspectiva de centenas de crianças e adolescentes.
As aulas acontecem no contraturno escolar e têm como objetivo ampliar o tempo dos alunos na escola, oferecendo atividades artísticas. Além das de violino, os estudantes também têm acesso a aulas de teatro, capoeira, balé, dança contemporânea, banda marcial, flauta doce e violão.
A proposta é usar a arte como ferramenta pedagógica para fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola e estimular o desenvolvimento integral.
Ver essa foto no Instagram
Na Escola Manoel Mello Sobrinho, no bairro Vila Palestina, onde o VIXFeed acompanhou uma aula de violino, o clima é de concentração e encantamento. A cada nota tocada, cresce o entusiasmo dos estudantes.
“O Programa Semearte é um programa de contraturno. O objetivo dele é proporcionar a extensão do tempo do aluno na escola. Eles estão aqui de manhã e estudam à tarde. Essa é uma forma deles estarem mais envolvidos na escola e ampliando as oportunidades de se capacitar em novas áreas, principalmente na área artística, que é tão importante”, explica o coordenador do projeto, Arthur Barreto.
Cada estudante recebe um violino para praticar e é orientado por profissionais da área musical. A professora Juliany Correia é uma das responsáveis pelas aulas. Ela destaca a importância do projeto para a formação das crianças.
“É muito gratificante estar aqui no Programa Semearte, porque é uma oportunidade. Eu me lembro muito do tempo que eu comecei a tocar e poder compartilhar o meu conhecimento com eles, é muito gratificante. Ver o progresso deles, tanto na música como na escola, é muito bom.“

Arte que transforma
Em 2024, mais de 2 mil alunos foram atendidos pelo programa em diferentes unidades escolares de Cariacica. Além da música, o Semearte inclui atividades voltadas à expressão corporal, à disciplina e à convivência, ajudando a formar cidadãos mais conscientes e criativos.
Para o aluno Estevão Rodrigues, o violino foi mais do que uma descoberta musical: foi uma mudança de vida.
“As aulas, além de aprender o violino, é que ele ocupa muito a mente dos jovens, por exemplo. Alguém que poderia se ocupar fazendo outro tipo de atividade ilícita ou algo assim, pode acabar se ocupando no violino e esvazia a mente desse outro tipo de coisa. Comecei a tirar notas melhores porque eu consigo me concentrar em outras coisas. E eu fiz mais amigos.”
Os reflexos positivos também são percebidos pelas famílias. Emylle Costa, mãe de uma das alunas, afirma que o programa trouxe mais disciplina e segurança para sua filha.
“É um projeto essencial. A gente precisa ocupar nossas crianças, principalmente na adolescência. E o Semearte faz isso com algo que desenvolve o talento e o comportamento delas”, diz.
Em um cenário onde o acesso à cultura ainda é um desafio para muitas famílias, projetos como esse mostram que é possível transformar realidades — uma nota por vez.


Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.