Vitória receberá, no próximo dia 7 de outubro, às 14h, a 1ª Conferência Internacional “A Adicção como um Sintoma”. O evento será realizado no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e contará com a participação do psiquiatra e psicanalista francês Pierre Sidon. A conferência é aberta ao público e terá tradução simultânea realizada pela professora e doutora Cláudia Murta.
A iniciativa é promovida pela UFES, em parceria com o Programa Rede Abraço, do Governo do Estado, e tem como foco o debate em torno das adicções — termo que abrange comportamentos como dependência de substâncias, jogos de azar, compulsões alimentares, sexuais, entre outros. O encontro reunirá profissionais das áreas clínica, social e de saúde mental, com o objetivo de promover formação, diálogo e troca de experiências sobre os desafios e abordagens relacionados ao tema.
Convidado principal da conferência, o psicanalista francês Pierre Sidon é reconhecido internacionalmente por seus estudos na área. Ele integra a École de la Cause Freudienne (ECF), fundada em 1981 na França para a formação de psicanalistas, além de ser membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).
De acordo com a organização do evento, o objetivo é discutir o fenômeno das adicções sob diferentes perspectivas, incluindo políticas públicas e abordagens terapêuticas, além de apresentar um olhar psicanalítico que considera a adicção como um sintoma que carrega significados subjetivos. A proposta também inclui a capacitação de profissionais que atuam com saúde mental e o enfrentamento de estigmas associados a esses comportamentos.
Serviço:
1ª Conferência Internacional “A Adicção como um Sintoma”
Data: 7 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Teatro Universitário da Ufes (Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras, Vitória – ES)
Entrada gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.