Atualizado em 01/08/2025 – 08:49
O Coletivo Os Viajero estreia, nesta sexta-feira (1º), às 19h, a peça “Capixaba, Eu?” no Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Vitória. Com entrada gratuita e classificação livre, o espetáculo de teatro de rua combina humor, música ao vivo e passagens da história capixaba em uma encenação voltada ao grande público.
A proposta partiu do artista de rua e homem-banda André Forecchi, que idealizou a montagem a partir da provocação sobre o que significa ser capixaba. A partir dessa inquietação, foi formada uma equipe multidisciplinar que inclui o diretor e dramaturgo potiguar Henrique Fontes — com reconhecido trabalho em teatro documental —, a atriz e produtora Lu Camargo, que conduziu a preparação vocal e a pesquisa, e o palhaço Vitor Passarim, que iniciou como orientador de jogos de palhaçaria e passou a integrar o elenco.
Com duração de 50 minutos, a peça mescla auto-ficção, humor e fatos históricos para tratar de temas como identidade e pertencimento. A narrativa acompanha o encontro entre dois personagens: um descendente de imigrantes italianos e um capixaba em busca de suas raízes. Em meio a canções, diálogos e cenas cômicas, eles reconstroem eventos e memórias pouco difundidas da história do Espírito Santo.
Após a estreia em Vitória, o espetáculo segue em temporada em Aracruz, com apresentações nos dias 5, 6 e 7 de agosto, também no Centro de Referência da Juventude (CRJ) local. Todas as sessões são gratuitas e contam com estrutura acessível.
Serviço
Apresentação da peça “Capixaba, Eu?”
Pré-estreia: 1º de agosto, às 19h
Local: Centro de Referência da Juventude – CRJ Vitória – Av. Vitória, 1320 – Ilha de Santa Maria, Vitória – ES
Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Acessibilidade: Rampa de acesso, banheiros adaptados e corrimões
Redes sociais: [@osviajero] | [@andreforecchi] [@almabucolicaproduz]
Contato: (27) 99731-2005 / (27) 99717-4921

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.