Atualizado em 12/12/2024 – 16:02
O governador Renato Casagrande anunciou, nesta quinta-feira (12), que colocou como meta que o Espírito Santo irá ofertar 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados em 2025, totalizando 1,9 milhão de atendimentos. Entre as medidas está a expansão do uso da telemedicina.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou edital para contratar 500 mil novas consultas, com reajustes previstos na Portaria nº 166-R, publicada em novembro. A expectativa é aumentar em 514 mil o número desse tipo de atendimento, envolvendo a rede filantrópica e credenciamentos regionais.
“Queremos reduzir filas e melhorar o atendimento, atendendo também ao prazo máximo de 100 dias estipulado pelo CNJ para o SUS”, afirmou o secretário de Saúde, Miguel Duarte.
A telemedicina é destaque na estratégia, com foco em ampliar o acesso, especialmente em áreas remotas. Em 2023, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves realizou mais de 4 mil consultas por telemedicina em neuropediatria.
Atualmente, 403 mil pessoas aguardam consultas ou exames no Estado. As especialidades mais demandadas incluem ginecologia, neurologia e ortopedia, enquanto exames como ultrassonografia e ressonância magnética lideram a procura.
Com essas ações, o Governo explicou que busca melhorar a eficiência e reduzir os tempos de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.