Atualizado em 12/12/2024 – 15:33
Uma mulher de 44 anos foi presa suspeita de ter sido cúmplice no furto a uma joalheria no bairro Santa Lúcia, em Vitória. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Contra Estabelecimentos Comerciais, nesta quinta-feira (12).
O crime ocorreu em 1º de dezembro e resultou em um prejuízo estimado de R$ 100 mil para o estabelecimento. O principal suspeito, um homem responsável por arrombar e invadir o local, continua foragido. Confira o vídeo da ação divulgado pela polícia:
Segundo as investigações o homem tentou inicialmente invadir outro estabelecimento na Avenida Rio Branco, mas desistiu após o alarme disparar. Após 20 minutos circulando pela região, ele atacou a joalheria, arrombando as portas e em seguida levando semijoias e roupas de alto valor agregado. As câmeras de videomonitoramento capturaram o crime, mas a baixa qualidade das imagens dificultou a identificação.
A mulher que foi presa pela polícia foi identificada como cúmplice por dar suporte logístico durante a fuga. “Ela o aguardou na esquina, vigiando a movimentação, e ajudou no transporte dos itens furtados. Embora não estivesse dentro do estabelecimento, a participação dela caracteriza coautoria funcional”, explicou o chefe do Departamento de Investigação Criminal Especializada (Deic), delegado Gabriel Gonçalves.
Ainda segundo a polícia, a prisão da suspeita é um avanço, mas o autor principal do crime ainda é o grande desafio. O delegado explicou que a população pode ajudar.
“Estamos trabalhando para identificá-lo e contamos com o apoio da imprensa e da sociedade para divulgar as imagens. Ele é um indivíduo experiente, que já cometeu outros crimes semelhantes. Informações podem ser enviadas de forma anônima pelo telefone 181.”
A Polícia Civil ressaltou que a taxa de roubos a estabelecimentos comerciais teve uma redução de 26% em 2024 em relação ao ano anterior, fruto do trabalho investigativo intensivo. Contudo, episódios como este destacam a importância de reforçar ações de prevenção e repressão para garantir a segurança dos comerciantes e da população.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.