Atualizado em 16/10/2025 – 09:46
Começa nesta sexta-feira (17) a 10ª edição do Encontro das Pretas, maior festival de cultura negra do Espírito Santo. Com entrada solidária, o evento segue até domingo (19) no estacionamento do Shopping Vitória, na Enseada do Suá. O encontro reunirá 50 afroempreendedores, atrações musicais e culturais, atividades educativas e artísticas, celebrando a potência negra capixaba. Neste ano, o tema é “Longevidade em Afrofuturo”.
A programação conta com shows de Anastácia Santana Monteiro, Bruna da Silva Medeiros, Bruno Francisco Cruz e Branú Soares Moreira, com repertórios que vão do rap à MPB, samba e música contemporânea afro. Além disso, o evento traz contações de histórias e intervenções artísticas em em horários intercalados com os shows.
O encontro também adota o formato de entrada solidária, com arrecadação de alimentos e materiais escolares que serão doados a instituições parceiras. Toda a programação contará com intérprete de Libras e outras medidas de inclusão, garantindo acessibilidade aos diferentes públicos.
Empreendedorismo
Entre os 50 afroempreendedores presentes estão produtos de moda, literatura, artes, serviços automotivos e muito mais. Participam zaluz, que produz roupas com identidade afro, a Simsr Camisaria, que conta com camisas com estamparia e a Gromelô, loja de bolsas e acessórios. Além de iniciativas gastronômicas como Delícias da Diva e Capixabinha Farofa Artesanal, e de artesanato, como a Gaabi Mandalas Artes e a Nós da Mada Macramê.
Os produtos já estão expostos em uma loja colaborativa, que está em funcionamento desde o dia 9 de outubro. A loja ficará fechada nos dias 17, 18 e 19 de outubro, durante a realização do Encontro das Pretas, e retorna às atividades após o evento, até o dia 31 de outubro.
Longevidade em Afrofuturo
A edição deste ano tem o tema “Longevidade em Afrofuturo”, que propõe celebrar a vida preta em sua plenitude, conectando ancestralidade e inovação, e reforçando sua permanência e capacidade de projetar futuros sustentáveis.
“Num cenário em que a população negra é historicamente excluída do acesso à terra, crédito, patrimônio e remuneração justa, o Encontro se afirma como espaço de resistência. Resistir, aqui, não é apenas sobreviver, mas florescer: criar redes, gerar renda, formar referências positivas e ampliar o imaginário sobre o que significa prosperidade negra”, afirma Priscila Gama, CEO do Instituto das Pretas e criadora do evento.
Serviço:
10º Encontro das Pretas
Quando: dia 17 de outubro, das 18h às 22h, e dias 18 e 19 de outubro, das 10h às 22h
Onde: Estacionamento do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, em Vitória
Entrada: gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.