Atualizado em 07/11/2025 – 08:38
A Orla do Canal, no centro de Guarapari, será palco neste domingo (9), a partir das 14 horas, da 9ª edição do Manifesto LGBTI+. Com o tema “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: Por Políticas Públicas LGBTI+”, o evento – organizado pela Associação Diversidade, Resistência e Cultura (ADRC) – propõe uma ocupação artística do espaço público como forma de denúncia, visibilidade e transformação social, reafirmando a arte como instrumento de resistência e resposta coletiva aos preconceitos enfrentados pela população LGBTI+.
Com entrada solidária, o evento arrecadará doações de 1 kg de alimentos não perecíveis, destinados à Associação Crescer com Viver, que apoia famílias em vulnerabilidade no bairro Adalberto Simão Nader, em Guarapari.
A programação cultural reúne artistas, drags, DJs, performers, figuras políticas e coletivos culturais e trabalhará também pautas como cidadania, respeito, políticas públicas efetivas e o direito de viver a cidade em liberdade. O principal destaque é a presença de Lunna Montty, DJ, dançarina, modelo e coreógrafa, conhecida por valorizar a ancestralidade e a cultura preta em suas performances.
Coordenadora de produção e presidenta da ADRC, Vênus Pereira, destaca a proposta social do evento. “O Manifesto não é apenas um evento, é um grito político e cultural. É o momento em que a população LGBTI+ de Guarapari ocupa a cidade e lembra que nós existimos, votamos e exigimos políticas públicas. A arte é a nossa forma de protestar e transformar”, afirma.
O Manifesto LGBTI+ contará com intérpretes de Libras e áreas adaptadas para pessoas com deficiência (PCD). A iniciativa é contemplada pelo Edital n° 04/2024 de Valorização de Territórios e Diversidade Cultural, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC).
Serviço
9º Manifesto LGBTI+
Data: 09/11 (domingo)
Horário: a partir das 14h
Local: Orla do canal, centro de Guarapari.
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Classificação: 18 anos
Mais informações estão disponíveis na página do evento no Instagram (@adrc.es).

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





