Atualizado em 29/07/2025 – 08:10
O Grupo Árvore promove, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, mais uma edição do Cineclube Veias Abertas, com exibições gratuitas de filmes em dois espaços no Centro de Vitória: a sede da Árvore Casa das Artes e o Telecentro da Piedade. A programação é aberta ao público e não é necessário realizar inscrição prévia.
Além das sessões de cinema, o evento inclui debates após cada exibição. As conversas são mediadas por integrantes do grupo e contam com a presença de convidados, com foco em discutir a linguagem estética dos filmes e a forma como os diretores abordam temas relacionados à América Latina.
A segunda edição do Cineclube Veias Abertas é viabilizada por meio de recursos do Edital de Seleção de Projetos da Lei Paulo Gustavo 2023, voltado ao apoio à programação continuada de espaços culturais. Ao todo, estão previstas cinco sessões nesta edição, sendo três delas concentradas nesta semana de abertura.
Confira a programação detalhada:
Dia 29/07 – “História do Teatro de Rua”
Local de exibição: Árvore Casa das Artes – Rua Padre Nóbrega, 193 – Centro de Vitória
Horário: 19h
Sinopse: Vídeo produzido pela Fundacen/Confenata (1990), no qual o mestre Amir
Haddad apresenta e faz um apanhado histórico sobre o teatro de rua. Uma aula
extraordinária para todos que escolheram a rua como local de expressão artística. Direção
de Sérgio Sanz.
Dia 30/07 – “O Palhaço”
Local de exibição: Telecentro da Piedade
Horário: 18h
Sinopse: Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai,
Valdemar (Paulo José). Juntos, formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamim, que passa por uma crise existencial e, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o restante da trupe. Seu pai e os amigos lamentam o que está acontecendo, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.
Dia 01/08 – Filmografia de Alex Buck: 2010 a 2023
Local de exibição: Árvore Casa das Artes – Árvore Casa das Artes – Rua Padre Nóbrega, 193 – Centro de Vitória
Horário: 19h
Sinopse: A jornada de um cineasta que foi do orçamento estudantil ao cinema de impacto. Começou com a criatividade na raça em Jeitinho Brasileiro (2010) e Eu, Zumbi (2011), apurou a linguagem com Repolho (2015) e Hic (2017), e finalmente chegou ao cinema popular e inventivo com o curta Encruzilhadas do Caos (2023). Uma retrospectiva concisa de quem sabe fazer muito com pouco, acumulando dezenas de prêmios no Brasil e no exterior.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.