O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou três novas iniciativas durante uma missão oficial nos Estados Unidos. Os lançamentos ocorreram no evento Brazilian Regional Markets (BRM), realizado nesta segunda-feira (12) no Harvard Club de Nova York.
As medidas incluem a criação do Invest-ES, uma agência de promoção de investimentos destinada a atrair recursos nacionais e internacionais para o Estado. O Invest-ES será formalizado por meio de um projeto de lei que deve ser enviado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nos próximos dias. A nova agência terá gestão autônoma, com profissionais selecionados por processo seletivo simplificado, contratos de gestão com metas definidas e fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).
Além disso, foi lançado um edital para selecionar a gestora do Fundo de Descarbonização, que contará com recursos do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses), no valor de R$ 500 milhões. O fundo tem como objetivo financiar projetos que promovam a redução de emissões de gases de efeito estufa.
Também foi aberto o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para um projeto de autossuficiência energética da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), com foco em fontes renováveis e uso do potencial energético de infraestruturas já existentes, como estações de tratamento de água e esgoto.
Os anúncios foram feitos durante a participação de Casagrande no BRM, que reúne lideranças políticas e empresariais para discutir oportunidades de negócios em regiões dinâmicas do Brasil.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.