Atualizado em 08/11/2025 – 07:28
Em poucos dias, gestantes do Espírito Santo terão acesso gratuito a uma nova dose de proteção: a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), o principal causador da bronquiolite em bebês. O imunizante, que será incorporado ao calendário nacional de vacinação, será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Estado, a Secretaria de Estado da Saúde estima que 51,8 mil grávidas estejam aptas a receber a nova vacina. A aplicação começará na segunda quinzena de novembro, após o envio das doses pelo Ministério da Saúde.
A imunização será ofertada em dose única, a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna. É indicada uma dose a cada gestação. Ao receber a dose, os anticorpos maternos proporcionados pela vacinação são passados via transplacentária ao feto, garantindo proteção nos primeiros meses de vida.
“A incorporação deste novo imunizante é um passo muito importante para a saúde pública, e mais ainda à saúde dos lactentes, especialmente aqueles com menos de 6 meses, período de maior suscetibilidade à doença. É um ganho importante ao cuidado da mãe com o seu bebê, pois vacinando as gestantes contra o VSR, elas conferem imunidade passiva ao seu filho, protegendo-o contra infecção grave durante os primeiros meses de vida, bem como sequelas a longo prazo e morte”, destaca a referência técnica do Programa Estadual de Imunizações (PEI), Danielle Grillo.
Vírus sincicial respiratório (VSR)
Segundo a Secretária de Saúde do Espírito Santo, dados do Informe Epidemiológico das Vigilâncias das Síndromes Gripais mostram que, até a semana epidemiológica (SE) 43 (até 25 de outubro), o vírus sincicial respiratório (VSR) foi o principal vírus dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado, com 709 casos notificados. O número representa 22% do total dos casos registrados.
Dos 709 casos, 92% (651) foram registrados em crianças de 0 a 4 anos de idade. Além disso, dos 19 óbitos por VSR neste mesmo período, 8 foram em crianças de 0 a 4 anos.
A referência técnica do Programa Estadual de Imunizações (PEI), Danielle Grillo, reforça a importância da nova vacina. “É uma vacina segura e que já demonstrou, em diferentes países, o objetivo de reduzir a incidência e a gravidade da doença em bebês. Ela poderá ser administrada junto a outros imunizantes do calendário da gestante, então é uma oportunidade de colocar todas as doses em dia”, reforçou.
Segundo Danielle, o Programa Estadual de Imunizações (PEI), da Sesa, organizou um cronograma de capacitação dos profissionais de saúde municipais sobre o novo imunizante a fim de explicar sobre as indicações, preparo e aplicação, armazenamento, registro da dose, entre outros assuntos, além disso, prepara o envio da nota técnica estadual sobre as principais informações. Com a sinalização do Ministério da Saúde sobre o envio das doses ao Estado, elas serão distribuídas às regionais de saúde para envio aos municípios.
Vacinas do Calendário Nacional das Gestantes
Pelo Sistema Único de Saúde (SUS) as gestantes têm um calendário específico, com a recomendação das seguintes vacinas:
- Dupla adulto (dT);
- Vacina dTpa
- Hepatite B
- Influenza (gripe)
- Covid-19
A partir da segunda quinzena de novembro, segundo definição do Ministério da Saúde, as gestantes passarão a contar também com a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR).
A Sesa recomenda que todas as gestantes que ainda não se imunizaram ou estão com doses em atraso, procurem as unidades de saúde de referência para mais informações, e não deixem de atualizar a caderneta.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





