Atualizado em 19/12/2025 – 15:52
Diversos pontos da Grande Vitória recebem, neste fim de semana, o espetáculo “Por mais que você não veja, haverá sinais”, uma montagem em formato de flash mob que utiliza as danças urbanas como linguagem para discutir a marginalização de corpos que não se enquadram nas normas e padrões impostos pela sociedade hegemônica.
As apresentações acontecem neste sábado (20), das 18h às 19h, na Praça das Artes, no bairro Feu Rosa, Serra, em parceria com o evento Origraffes; e no domingo (21), das 14h às 15h, na Praia de Camburi, e das 19h às 20h, no Parque da Prainha, em Vila Velha. A entrada é gratuita.
A iniciativa é realizada pela YuP! Produções e pela CASU (Casa Urbana), e conta com elenco formado por pessoas negras, LGBTQIAPN+ e com deficiência, que irão ocupar quatro contextos como a rua, a universidade, a praça e a escola, reforçando a presença de corpos historicamente invisibilizados nos espaços urbanos.
A criação, coreografia e produção do espetáculo são assinadas por Yuriê Perazzini, referência nas danças urbanas no Espírito Santo e gestora da CASU. Mestra em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Yuriê desenvolve há mais de duas décadas se aprofunda em estudos sobre diáspora africana, street dance. A montagem também conta com trilha sonora de Gessé Paixão e Fepaschoal, figurinos de Amora Gasparini e direção de arte de Alê Pin, além de uma equipe multidisciplinar.
Casu
Criada em 2016 pela bailarina de danças urbanas, educadora física e pesquisadora Yuriê Perazzini, a CASU funciona como um espaço transdisciplinar de pesquisa, formação e residência artística, que se fundamenta nos princípios da diáspora africana em território brasileiro. Primeira escola dedicada exclusivamente às danças urbanas em Vitória (ES), recentemente foi reconhecida como espaço cultural através da Lei Aldir Blanc 2020-21, tendo funcionado – antes mesmo de receber este nome – como sede da UDES – União de Dançarines do Espírito Santo, criada também por Yuriê em 2008.
Confira a programação:
Serra
Data: 20 de dezembro (sábado)
Local: Praça das Artes, no bairro Feu Rosa, Serra, em parceria com o Origrafis – um dos maiores eventos de intervenção urbana da cultura hip hop da América Latina
Horário: 18h às 19h
Vitória
Data: 21 de dezembro (domingo)
Local: Praia de Camburi, Av. Dante Michelini, Vitória (na altura do Píer de Iemanjá)
Horário: 14h às 15h
Vila Velha
Data: 21 de dezembro (domingo)
Local: Parque da Prainha, em Vila Velha, por meio de parceria com o evento Vila Natalina, promovido pela Prefeitura Municipal de Vila Velha
Horário: 19h às 20h

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





