Atualizado em 19/12/2025 – 18:06
O Festival Movimento Cidade confirmou mais uma atração nacional para a edição de 2016: O Kannalha, vencedor do Prêmio Multishow na categoria Axé/Pagodão do Ano, se apresenta no dia 15 de agosto (sábado), segundo dia de festival. Os ingressos já estão à venda on-line, no site Sympla.
A 8ª edição do festival, que acontece na Prainha, em Vila Velha, de 14 a 16 de agosto, contará com dois dias de programação paga e um de atrações gratuitas, reunindo mais de 20 horas de atividades e 15 shows em uma mistura de linguagens artísticas. Já foram anunciados um show da rapper Ajuliacosta, com entrada gratuita no dia 14 de agosto, e de Zeca Pagodinho, no dia 15 de agosto, na programação paga.
O cantor baiano Danrlei Orrico, mais conhecido como O Kannalha, chega ao Movimento Cidade após um ano de grandes conquistas, entre elas o Prêmio Multishow na categoria Axé e Pagodão do Ano. Com quase um milhão de ouvintes mensais nas plataformas digitais, o artista trará um repertório de sucessos como “O Baiano tem Molho”, “Traficante de Desejos”, “Fraquinha” e “Nego Doce”.
Para 2026, todos os ingressos darão acesso à mesma área: a pista. O lote inicial oferece bilhetes diários para sábado ou domingo e a opção “Passaporte”, válida para os dois dias pagos. As categorias incluem Inteira, Meia-Entrada (conforme legislações vigentes) e Solidária, que garante desconto mediante doação de 1 kg de alimento não perecível por ingresso, a ser entregue na entrada do festival. Também há a possibilidade de gratuidade total, por meio de inscrição, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, pessoas transgênero e também pessoas com deficiência.
A entrada pode ser adquirida através do link: https://bit.ly/festivalmc2026
Movimento Cidade 2026
Depois de atrair 100 mil pessoas em 2025, o Movimento Cidade retorna em 2026 com o que a organização promete ser a maior edição de sua história. A programação reunirá música, intervenções artísticas, batalhas de dança e rima, manifestações culturais capixabas e além das tradicionais mostras audiovisuais, presente no evento desde sua origem.
A 8ª edição do Festival tem o tema “Cidade são pessoas”, com a proposta de “celebrar o humano como força que sustenta, transforma e reinventa tudo ao redor, lembrando que nenhuma cidade existe sem as pessoas que a habitam, circulam, criam, sonham e movimentam seus espaços”.
Em sua próxima edição o evento acontece em um novo formato: com dois dias com venda de ingressos e um dia de programação gratuita. Segundo a organização, a mudança foi necessária para garantir a continuidade do evento diante de um cenário de incerteza e instabilidade, marcado pela perda de patrocínios importantes.
No dia 14 de agosto, primeiro dia de festival, o acesso continua gratuito, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Desde 2022, o Festival já arrecadou mais de 80 toneladas de alimentos, que foram destinados às comunidades periféricas.
Já nos dias 15 e 16, a entrada será mediante a aquisição de ingressos, que incluem opções diárias, válidas apenas para sábado ou domingo, e o formato “Passaporte”, que garante acesso aos dois dias pagos do festival. Todas as modalidades estarão disponíveis nas versões “Inteira” e “Meia-Entrada”.
Além disso, serão disponibilizados ingressos gratuitos para o público que comprovar necessidade para os três dias do Festival Movimento Cidade 2026. As inscrições para o benefício ficam abertas até 30 de dezembro e podem ser conferidas no Instagram oficial do festival (@movimento.cidade). As solicitações serão avaliadas por ordem de envio e de acordo com o limite de vagas.
Novas atrações serão anunciadas nas próximas semanas, também nas redes sociais do evento. “O Movimento Cidade se reinventa a cada edição, mas segue fiel ao seu propósito. A presença de artistas de projeção nacional fortalece o festival, amplia o alcance do que produzimos aqui e reafirma o Espírito Santo como um espaço consolidado no circuito dos grandes eventos culturais do país”, afirma a Sócia-Diretora do Movimento Cidade, Luísa Costa.
Inscrições para gratuidade total
De acordo com a organização, pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, residentes em comunidades atendidas pelo Programa Estado Presente (Grande Vitória-ES) ou que comprovem hipossuficiência financeira ou semelhante, podem solicitar a gratuidade total dos ingressos para os três dias de festival. Pessoas transgênero (mulheres e homens trans, travestis e não-binários) e pessoas com deficiência também podem solicitar.
É possível solicitar de forma on-line. Cada inscrição será analisada e documentos podem ser exigidos. A organização entrará em contato com os selecionados por meio de e-mail ou mensagem de Whatsapp.
Serviço
Movimento Cidade – edição 2026
Local: Parque da Prainha – Vila Velha/ES
Datas: de 14 a 16 de agosto de 2026
Atrações confirmadas: Ajuliacosta (14 de agosto – sexta-feira), Zeca Pagodinho e O Kannalha (15 de agosto – sábado)
Ingressos: dia 14 (gratuito) e dias 15 e 16 (pela @sympla – bit.ly/festivalmc2026)

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





