A Festa de São Benedito e São Sebastião movimentará o município de Conceição da Barra ao longo do mês de janeiro, reunindo manifestações religiosas e culturais que fazem parte da identidade do Norte do Espírito Santo. Realizado pela Associação de Folclore de Conceição da Barra, o evento integra o Encontro dos Grupos Folclóricos do Município e segue com atividades até o dia 20 de janeiro, passando pela sede do município, Barreiras e Itaúnas.
As celebrações começaram nos dias 1º e 2 de janeiro, com missas na Igreja de São Benedito, além de apresentações de Ticumbi, Jongo e Reis de Boi. Neste final de semana, as festividades acontecem a partir de 19 horas, em frente à Igreja Matriz.
No sábado (3), o público poderá acompanhar as Pastorinhas, manifestação que celebra o nascimento do Menino Jesus, além dos Reis de Bois de Mestre Nilo e da Vila. Já no domingo (4), também às 19h, se apresentam os Reis de Boi de Mestre Antônio Conceição e de Mestre Nenê, encerrando a primeira fase da festa na sede de Conceição da Barra.
Barreiras
Após essa etapa, a programação segue para a comunidade de Barreiras, entre os dias 9 e 11 de janeiro. A abertura acontece na sexta-feira (9), a partir das 18h, com apresentações dos Reis de Boi dos mestres Nilo, Euclides, Dito, Nenê e Antônio Conceição. No sábado (10), haverá show de forró às 21h.
Já no domingo (11), a programação começa pela manhã, com missa em homenagem a São Benedito das Piabas, seguida de Ticumbi de São Benedito, e continua à tarde com apresentações de Jongo de São Cosme e Damião, seguido dos de Sant’ana, São Benedito das Piabas e Nossa Senhora Aparecida. A programação termina às 15h, com as Pastorinhas.
Itaúnas
A última e mais extensa etapa da festa acontece em Itaúnas, entre os dias 15 e 20 de janeiro. Durante esse período, haverá novena diária a São Sebastião, que acontecerá sempre às 19h, na Igreja da Praça. No primeiro dia de programações, dia 15 (quinta-feira), após a novena, o público verá a apresentação do Reis de Boi da Vila, seguida do ensaio geral do Ticumbi de Itaúnas.
As atividades continuam às 8 horas da sexta-feira (16), com a chegada do Ticumbi de Itaúnas na ponte do distrito, e retorna no final da tarde, às 17h, com a fincada do mastro de São Sebastião. Após a novena, que acontece às 19h, acontece apresentação do I Ato do Alardo de São Sebastião, que faz alusão às Cruzadas ou Guerras Santas, guerras religiosas e militares que aconteceram na Europa Ocidental e no Oriente Médio durante a Idade Média, entre mouros e cristãos.
Em seguida, acontecem as apresentações de Reis de Boi de Mestre Antônio Conceição, Jongo de Sant’ana e Jongo de São Bartolomeu. Além de apresentações de grupos convidados e ensaio geral do Ticumbi de Bongado, no sítio de João Véio, na comunidade Santa Isabel.
No sábado (17), às 8h, a programação começa com a chegada do Ticumbi do Bongado, com recepção das Pastorinhas. Também pela manhã, às 10h, acontece missa de São Benedito na capela dedicada ao santo. As atividades continuam às 13h e seguem até 1h30, com Reis de Boi de Mestre Dito; Pastorinhas; Jongos de São Benedito das Piabas e de São Cosme e Damião; Capoeira Itaúnas; procissão de São Benedito; II Ato do Alardo de São Sebastião; jongos de São Benedito e São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, São Cosme e Damião, São Benedito das Piabas e Nossa Senhora da Conceição; além dos Reis de Boi dos mestres Dito, Euclides, Nilo e Nenê.
Antes do II Alardo o local recebe a exibição do documentário “Alardo e Ticumbi”, de 1950, produzido pela Comissão Espírito Santense de Folclore, quando coordenada por Guilherme Santos Neves. A obra foi restaurada pela Pique-Bandeira Filmes por meio do projeto Acervo – Capixaba – Imagens do Folclore. Os últimos dois dias de festa, 19 e 20 de janeiro, contarão com missa às 19h na igreja de São Sebastião.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





