O Encontro das Pretas, maior festival de cultura negra do Espírito Santo, chega à sua 10ª edição com uma programação cultural especial que celebra a potência e a diversidade da comunidade negra. O evento acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no estacionamento do Shopping Vitória, com entrada gratuita e formato de ingresso solidário — arrecadando alimentos e materiais escolares para doação a entidades sociais.
A programação cultural terá shows de Anastácia Santana Monteiro (foto), Bruna da Silva Medeiros, Bruno Francisco Cruz e Branú Soares Moreira, com repertórios que vão do rap à MPB, samba e música contemporânea afro. Além disso, o evento traz contações de histórias e intervenções artísticas em em horários intercalados com os shows.
A edição comemorativa reúne 50 afroempreendedores de diversos segmentos, como moda, gastronomia, artesanato e literatura. Entre os expositores estão marcas como Azaluz (roupas com identidade afro), Simsr Camisaria (camisas estampadas), Gromelô (bolsas e acessórios), além de iniciativas gastronômicas como Delícias da Diva e Capixabinha Farofa Artesanal.
CEO do Instituto das Pretas e criadora do evento, Priscila Gama ressalta que, ao longo das 10 edições, o festival se tornou uma plataforma de articulação, ajudando comerciantes a criar conexões.
“Afroempreendedores encontraram clientes e parceiros, artistas ampliaram suas redes e jovens se reconheceram em referências que antes não viam representadas. Mais do que um espaço de feira ou palco, o Encontro é um ecossistema de impacto social, onde apoios surgem de forma espontânea e colaborativa, e onde cada encontro gera oportunidades que se multiplicam em comunidade”, afirma.
Encontro das Pretas
Este ano o encontro tem o tema “Longevidade em Afrofuturo”, celebrando a vida preta em sua plenitude e capacidade de projetar futuros sustentáveis, conectando tradição, inovação e tecnologias sociais. “O Encontro das Pretas reafirma, assim, o papel do povo preto como protagonista de futuros culturais, econômicos e sociais duradouros no Brasil”, afirma Priscilla Gama.
O festival busca ser acessível para todas as pessoas e contará com intérpretes de Libras e outras medidas de inclusão. Realizado pelo Laboratório de Tecnologia em Inovação Social Das Pretas, o Encontro das Pretas deste ano conta com patrocínio da EDP, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult).
Serviço:
10º Encontro das Pretas
Quando:
- 17 de outubro, das 18h às 22h
- 18 e 19 de outubro, das 10h às 22h
Onde: Estacionamento do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, em Vitória
Entrada: gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.