Atualizado em 05/12/2025 – 15:17
A maioria das pessoas passa a vida esperando pelo amor romântico, colocando-o como pilar inegociável. A espera é só um detalhe perto das idealizações e da lista de exigências intermináveis para o próximo parceiro: alguém engraçado, que tenha lido pelo menos um livro de Dostoiévski, que não deixe a toalha molhada em cima da cama, que seja do signo de escorpião e ame cachorros.
Ter pré-requisitos não é ruim, pelo contrário; é da nossa natureza querer o melhor e desejar uma vida que faça sentido ao lado de alguém interessante. O problema é a nossa gigantesca hipocrisia, porque, enquanto montamos essa tabela criteriosa, esquecemos de olhar para o espelho com o mesmíssimo tom, sem nos perguntar com honestidade se preenchemos esses atributos que buscamos no outro.
Você quer alguém que leia, mas qual foi o último livro que terminou? Você quer alguém que te dê flores, mas quando foi a última vez que comprou um buquê para enfeitar a própria casa? Você quer alguém que te conheça, mas… como? — se nem você se conhece. Não é sobre, de repente, virar a melhor criatura do universo, mas reconhecer, enquanto exigimos um repertório humanamente impossível de um desconhecido, o que estamos oferecendo de volta.
O amor que vai chegar na sua vida, se é que ele precisa chegar, também tem uma lista do outro lado com suas preferências. Mas, mais importante do que qualquer requisito, ele precisa encontrar alguém que se baste. Uma pessoa que, se ele for embora, vai chorar por duas horas (justíssimo; afinal, não há mal algum em sofrer por aquilo que foi bom), mas depois vai levantar, preparar um café, ouvir suas músicas, responder às mensagens atrasadas, encontrar os amigos, voltar para as coisas que sempre fizeram sentido. Porque a vida dela já era interessante antes. Porque o amor não veio salvá-la; veio acompanhá-la.
Quando a gente se torna alguém que se sustenta, que se cuida, que se escolhe, entende que não precisa correr atrás de exigências; elas se alinham e acabam vindo naturalmente ao nosso encontro.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





