Atualizado em 17/04/2025 – 09:10
Uma forte chuva atinge regiões da Grande Vitória desde a noite desta quarta-feira (16), o que vem causando transtornos para moradores também na manhã desta quinta-feira (17), por causa de alagamentos. Ruas, avenidas e pontes da região contam com acúmulo de água. Não há, até o momento, relatos sobre desalojados, desabrigados ou feridos.
Em Vitória, há pontos de alagamento nas avenidas Cesar Hilal, Saturnino de Brito, Carlos Martins, Norte Sul, Marechal Campos, na rua Constante Sodré, rua Misael Pedreira da Silva (Praia do Suá), na região da Praça do Cauê e da Rodoviária.
Em Vila Velha, foram registrados na avenida Santa Leopoldina em frente à prefeitura, nas proximidades do Terminal de Vila Velha, na rua Antônio Ataíde, na rua da feira do bairro Paul, na avenida Luciano das Neves, em ruas da Glória, nas avenidas São Paulo e Francelina Setubal em Itapuã, na avenida Sérgio Cardoso em Nova Itaparica.
Na Serra, há alagamento na pista lateral da BR-101 nas proximidades para Laranjeiras e também na rodovia em frente ao Atacadão e à Casa do Adubo. Há também acúmulo de água em Jardim Limoeiro e Jacaraípe.
Em Cariacica, foram registrados alagamentos em Jardim América. Já em Viana, os transtornos são na BR-101 e na entrada do viaduto.
Alertas
A previsão é de chuva para todo o Espírito Santo nesta quinta-feira (17). Há dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em vigor, sendo um amarelo (perigo potencial) e o outro laranja (perigo).
O alerta amarelo é válido para todos os municípios do estado e prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já o alerta laranja é valido para as regiões Sul, Caparaó e Serrana, mas também inclui o municípios de Viana e Guarapari, na Grande Vitória. Ele prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Previsão do tempo
De acordo com previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta quinta-feira (17), a permanência dos ventos úmidos, trazida pelos ventos costeiros, mantém as condições de instabilidade no Espírito Santo. Há previsão de chuva ao longo do dia em todas as regiões, sendo menos frequente na metade norte do Estado.
Na sexta-feira (18), persistem as condições de instabilidade no Espírito Santo devido à umidade trazida pelos ventos costeiros. Há previsão de chuva fraca, em alguns momentos do dia, nas região afastadas do litoral. Na faixa litorânea, céu nublado, com aumento de nuvens e chuva fraca a noite.
No sábado (19), o tempo segue nublado em todo o Estado, com algumas aberturas de sol. Os ventos costeiros carregam umidade e nuvens de chuva em direção ao continente. Chove rápido em alguns momentos do dia.
No domingo (20), o tempo permanece instável, em todo o Espírito Santo. Previsão de chuva rápida, em alguns momentos dos dia, em todas as regiões do Estado.
A segunda-feira (21) será com muitas nuvens e algumas aberturas de sol em todo o Estado. Os ventos costeiros transportam umidade do mar em direção ao continente. Chove em rápido em alguns momentos do dia em todas as regiões.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.