Atualizado em 06/10/2025 – 13:18
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comentou nesta segunda (6) o telefonema entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em publicação nas redes sociais, Casagrande afirmou que a notícia “anima” e reforçou a importância de que as relações entre os dois países sejam pautadas pelo diálogo e pela cooperação.
“As relações entre os países devem ser guiadas pelo diálogo e pela cooperação, não por barreiras que prejudiquem o comércio e os empregos”, escreveu o governador.
O comentário de Casagrande veio após Lula revelar que conversou por cerca de 30 minutos com Trump para discutir a retomada das relações comerciais e diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. Durante o telefonema, Lula pediu a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros e destacou que os EUA mantêm superávit na balança de bens e serviços com o Brasil.
O governador capixaba, que tem histórico de defesa do multilateralismo e da diplomacia econômica, ressaltou o caráter positivo da aproximação entre os dois países, sinalizando apoio à estratégia de Lula de reconstruir pontes com Washington após tensões tarifárias.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.