A artista multimídia, pesquisadora em dança e produtora cultural Endi, natural de Vitória, lançou neste domingo (15) o terceiro episódio da websérie documental “Sou um corpo que dança”. O projeto é dedicado a artistas da dança que atuam na capital capixaba e propõe um registro sensível da cena local a partir da perspectiva dos próprios criadores. Os episódios já podem ser vistos no canal do Youtube @ocito.o.
Pessoa com deficiência, Endi possui visão monocular e constrói sua trajetória a partir de uma investigação contínua sobre o corpo como território político, simbólico e sensível. Desde 2016, sua pesquisa entende o movimento como campo de tensão entre opressão e liberdade, dialogando com temas como dissidências, espiritualidade e futuridades.
Dirigida por Endi em parceria com Marcus Supeleto, a série combina depoimentos e videodança para construir um retrato plural da dança em Vitória. A proposta é documentar, por meio de palavras e movimento, fragmentos da história da dança capixaba e as identidades que a constituem.
Nos três primeiros episódios, a produção inicia a construção de uma paisagem histórica sobre a dança no Espírito Santo, reunindo artistas com mais de 20 anos de trajetória e atuação ativa na cena contemporânea. Participam desta edição Gil Mendes, Ivna Messina (já disponíveis) e Lalau Martins, que estreia no domingo (15).
A experiência de Endi como pessoa com deficiência atravessa toda a produção e amplia o debate sobre acessibilidade, presença e diversidade na dança contemporânea. Os episódios contam com recursos de acessibilidade, incluindo versões com legenda e audiodescrição.
Além da websérie, Endi dirige o espetáculo “Célula”, em fase de montagem, com estreia prevista para março de 2026, e codirige o curta-metragem “.zero” (ponto zero), atualmente em pós-produção. Os três projetos são realizados com recursos do Funcultura, mecanismo de incentivo da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).
Serviço
Sou um corpo que dança
Disponível no YouTube
Versão com legenda:
Versão com audiodescrição:

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.






