Atualizado em 03/11/2025 – 07:42
A Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória, recebe entre os dias 13 e 23 de novembro de 2025 a exposição “Ateliê Aberto – Criaupcycling”, projeto idealizado pela artista e designer de moda Joelma Silva, que traz uma proposta de arte contemporânea a partir do reaproveitamento de materiais e da moda autoral.
A abertura do evento ocorre no dia 13 de novembro, às 19 horas, com uma roda de conversa sobre o tema “Moda como Expressão Artística e Sustentável”, reunindo as artistas Joelma Silva, Karol About e Ashanti.
O projeto nasce da intenção de explorar as artes visuais como ferramenta de transformação social e ambiental, destacando o papel do reuso criativo de materiais como uma prática estética e política. Segundo Joelma, o “Criaupcycling” – conceito que dá nome à mostra – propõe uma nova forma de pensar o consumo e o descarte.
“Com este projeto buscamos conscientizar o público sobre a sustentabilidade e o impacto ambiental do consumo de moda, destacando a importância do reaproveitamento de materiais no cotidiano. Incluir diversidade e pluralidade nas ações do projeto e proporcionar uma representação ampla e inclusiva é um dos nossos pilares. Além disso, queremos promover uma reflexão crítica sobre o consumo por meio de debates em roda de conversa com estilistas, artistas e ativistas ambientais, tornando o espaço da exposição um lugar de network e aprendizagem”, destaca Joelma.
A exposição reúne dez peças inéditas desenvolvidas pela artista, que há mais de cinco anos pesquisa o uso do jeans como material principal de suas criações. Joelma, que tem 27 anos e é formada em design de moda, construiu uma trajetória reconhecida no cenário local, por meio de uma linguagem que une estética periférica, identidade e sustentabilidade.
Esta é a primeira exposição individual da artista, que propõe um formato imersivo e interativo, conectando público e criadores. O evento é gratuito e com classificação livre, voltado a jovens e adultos, especialmente estudantes, artistas, designers e pessoas interessadas em moda sustentável e arte contemporânea.
A iniciativa integra o edital 004/2024, vinculado à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que apoia atividades e apresentações artístico-culturais. O projeto é realizado com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).
A Casa Porto das Artes oferece acessibilidade com banheiros adaptados, elevador e tradução em Libras durante o evento de abertura.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.






