Atualizado em 15/04/2025 – 18:20
Setenta e três municípios capixabas ganharam reforço no policiamento e ações estratégicas com o objetivo de aumentar a segurança no campo durante o período de colheita do café e de outras culturas agrícolas. A Operação Colheita foi lançada oficialmente na cidade de Linhares nesta terça-feira (15), pelo governador do Estado Renato Casagrande.
Considerando o aumento da circulação de pessoas, mercadorias e valores no período de colheita, a Operação visa levar mais segurança para produtores rurais, trabalhadores, comerciantes e moradores, durante o período de abril até o final de novembro.
A Operação Colheira é realizada pela Polícia Militar e conta com um investimento de R$ 6,6 milhões, destinados a custear a Indenização Suplementar de Escala Operacional (ISEO) que permite o reforço do policiamento.
“É um investimento que fazemos indenizando os policiais militares para que possam percorrer os interiores, as estradas rurais, com viaturas equipadas para aguentar esse terreno. O café está com um preço alto, os equipamentos agrícolas são de valor alto e precisamos dar segurança a esses produtores”, afirma o governador Renato Casagrande.
A Polícia Militar pode, assim, intensificar o patrulhamento, promover visitas tranquilizadoras a propriedades e estabelecimentos comerciais, além de abordagens a veículos e pessoas, visando inibir a ação de criminosos e coibir possíveis infrações.
“É um reforço estratégico do efetivo da Polícia Militar para estar mais perto dos nossos produtores rurais. São três pilares para avançarmos no monitoramento da criminalidade: tecnologia, investimentos e inteligência. Isso tem feito com que avancemos na segurança urbana e rural. Aqui no Espírito Santo bandido não vai se criar. Ou muda profissão ou de estado, senão vai entender as consequências”, destaca o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.